Notícia

Agência C&T (MCTI)

Franceses apresentam mecanismos de integração entre empresas e instituições federais

Publicado em 08 dezembro 2006

Depois dos representantes brasileiros versarem sobre a formação, estruturação e o futuro do sistema de Inovação nacional, especialistas franceses expuseram sua realidade no Fórum Franco-Brasileiro de Inovação, que acontece em São Paulo até amanhã (08).
Com foco na inserção dos pesquisadores e doutores nas empresas, os franceses apresentaram os programas Cifre e o Doutorial. O Cifre é uma espécie de contrato, onde a empresa recebe apoio de uma instituição federal para desenvolver produtos e processos.
Semelhante à política de subvenção adotada recentemente no Brasil, no Cifre, a empresa paga o salário do pesquisador, que deve passar entre 10% a 20% de seu tempo no local.
A representante do programa, Elizabeth Guillaume, informa que a iniciativa já vem sendo desenvolvida há 25 anos, e que uma grande parcela dos profissionais que utilizam os mecanismos tornaram-se diretores das apoiadoras.
Na mesma linha de atuação, mas com o foco na definição de projetos e na carreira dos estudantes após o término da tese, o programa Doutorial promove a conscientização, na tentativa de ampliar a inserção de doutores no setor industrial.
Na opinião de Patrice Raynaud, responsável pelo programa, é preciso que os pesquisadores consigam se inserir no mercado e não se "viciem" no mundo acadêmico. "Temos que sair deste ciclo acadêmico vicioso, pois não é o mercado que vai se adaptar ao doutorando e, sim, o doutorando é que deve se adaptar ao mercado".
Depois da apresentação dos franceses, Carlos Alberto Pittaluga, representante do CNPq, e Mauro Zackiewicv, da Fapesp, falaram sobre os mecanismos brasileiros de Inovação e as bolsas de apoio à pesquisa em produtividade e desenvolvimento.
No final da tarde, acontece a mesa-redonda Adequação da oferta pública às necessidades das empresas, onde representantes brasileiros e franceses vão debater questões como o licenciamento e planejamento de projetos.