Notícia

GCN

Franca volta a ser a cidade com maior transmissão da covid no Estado

Publicado em 19 julho 2021

Depois de alcançar a última posição entre as cidades de São Paulo, Franca volta a ser o município com maior taxa de contágio da covid, com RT de 0,94.

O aumento de casos da covid em Franca nas últimas semanas pode ser explicado por um dos principais dados de monitoramento da pandemia: o índice de contágio. Depois de alcançar a menor marca de todo o Estado de São Paulo, Franca hoje lidera o ranking de cidades com maior transmissão da doença.

Desde que o lockdown de 15 dias foi decretado em maio, esse indicador vem caindo. A RT, que significa o índice de transmissão, saiu de 1,66 para 0,57. No entanto, com maior circulação de pessoas e flexibilização nas medidas restritivas, esse número voltou a subir e marca 0,94. Os dados são de um levantamento da USP, Unesp e Fapesp.

Isso indica que cada 100 pessoas têm o potencial de infectar outras 94. Ainda que o número esteja abaixo de 1 e indique queda no contágio, a previsão é que a transmissão aumente ainda mais nos próximos dias.

O médico da Vigilância Epidedemiológica, Homero Rosa, alertou sobre esse aumento. "A dinâmica de uma epidemia é analisada como uma equação matemática. Quanto mais as pessoas circulam e interagem sem a barreira mecânica das máscaras e a higienização das mãos com muita frequência, mais pessoas se contaminam com o vírus, mais infectante se torna o vírus e, por consequência, mais sintomas graves e óbitos devem acontecer", disse.

De acordo com o Rosa, essa projeção epidemiológica só pode ser quebrada com a vacinação de toda a população o mais rápido possível. Até o momento, cerca de 181 mil francanos foram imunizados com pelo menos a 1ª dose e quase 50 mil com a 2ª.

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Portal Hertz