Notícia

Cosmo

Franca fará cirurgia cardíaca inédita em animais

Publicado em 09 dezembro 2008

Por Renê Moreira

Franca vai começar a realizar, a partir de 2009, cirurgia cardíaca em animais. A novidade somente será possível graças a uma verba de R$ 140 mil recebida da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O dinheiro será usado na aquisição de aparelhos de ecocardiografia e eletrocardiografia computadorizada, além de material para as cirurgias.

Com essa verba já foi montado, em Franca, um ambulatório de cardiologia veterinária, espaço que permitirá a realização de exames cardiológicos avançados, bem como a instalação de um serviço de cirurgia cardíaca em animais inédito na região.

Segundo o professor do curso de Medicina Veterinária, James Andrade, a cirurgia cardíaca veterinária é um serviço realizado por pouquíssimos profissionais especializados e centros cirúrgicos veterinários no país. O procedimento será realizado no hospital veterinário que funciona na Unifran (Universidade de Franca).

O tratamento será totalmente gratuito, a título de pesquisa, o que acaba exigindo uma série de procedimentos. A cirurgia será feita em animais com endocardiose de mitral, que é uma afecção cardíaca mais comum dos cães, atingindo principalmente raças pequenas como poodle, dachshund, lhasa apso, maltês, pinscher, entre outros.