Notícia

Tempo.com

Foto inédita de cientistas brasileiros mostra como os para-raios funcionam (148 notícias)

Publicado em 21 de fevereiro de 2023

Blog O Cubo Gizmodo Brasil Jornal Integração Infofix Folha de Florianópolis Spiai.com Jornal Floripa Jornal da Ciência online Blog Jornal da Mulher Seja Hoje Diferente Tudo é Espanto RP10 BSB Notícias Meon Conexão Jornalismo Emerson Tormann Fai Informazione (Itália) Jornal de Itatiba online Mix Vale Sampi Portal de Pinhal Grupo Rio Claro SP Blog da Amazônia Ubiratã News Saense Alternativa 104.9 FM (Candiba, BA) Canaltech CGN Portal R3 Paulopes Saber Atualizado Blog da Cris Jornal Floripa Buobe Yahoo! Finanças Yahoo! Vida e Estilo VNExplorer Brasil em Folhas online DF na Mídia Silvestre Gorgulho Revista Sociedade Científica Revista Fórum online VNExplorer Tecmundo Policiamento Inteligente Acre Agora Acre Agora JGM Publicidades Portal Cidade Dourados Muzambinho.com Guia Medianeira Física Fascinante Mundo Conectado Informativo Plácido Terra Brasil Notícias Jornal Ciência Águia Notícias Portal Gazeta Gospel Head Topics (Brasil) Real Radio Tv Brasil Tecno Insider AFPESP - Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo Portal Uauá Jornal Publicação O Seu Jornal Blog Segurança de Dados Realidade Simulada Aracaju Agora Notícias Notícias do Brasil Portal Toca News SBNotícias SoCientífica MT POST Portal Gilberto Silva Tribuna de Imprensa Plantão dos Lagos O Guia da Cidade São Bento em Foco Portal GMC Online Gizmodo Brasil 18 Horas MaisConhecer.com Leal Junior SP RIO MAIS Zero Hora online Tudo ao Vivo GN Notícias Fontoura Notícias Jornal Floripa Fatos e Fotos News Farolguia.com Red Brasil Portal BIDS - Base Industrial de Defesa e Segurança Brasil Verde Amarelo Tudo ao Vivo Notícias do Brasil MancheteNet Notícias Receiteria Multiverso Notícias Notícia Preta Programadores Brasil Portal Cruzaltense Prime News O Debate 24 Horas Hoje em Dia online Jornal Cidade Metropolitana online Head Topics (Brasil) Esfera Ciência Edição Norte ADC News MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Portal Brasil Norte Revista Comunhão online Toda Palavra online Fato Novo The Titi Tudorancea Bulletin Brasil Verde Amarelo

Um estudo de longa data está sendo desenvolvido pelo físico Marcelo Saba referente a como os para-raios funcionam quando entram em contato com a descarga elétrica extremamente potente que provém do raio.

No ano passado, o físico teve a oportunidade de registrar um dos momentos mais difíceis de ser captados por imagens. Isso foi possível porque ele utilizou uma câmera de alta precisão e teve, obviamente, muita paciência para esperar o momento certo.

Em razão de seu trabalho duro, as imagens registradas pela câmera chegaram a servir como capa da revista Geophysical Research Letters, publicação extremamente conhecida no meio científico.

No entanto, no que se refere o local em que os registros foram feitos, a cidade de São José dos Campos, localizada no Estado brasileiro de São Paulo, foi o centro das atenções.

O vídeo, que você pode conferir abaixo, registrou a queda de um raio que aconteceu em uma velocidade de 370 quilômetros por segundo.

O raio entrou em contando com os para-raios assim que ele foi em direção a um dos prédios, como podemos ver no vídeo. E o impacto foi tão forte que acabou destruindo um pedaço da chaminé do local.

Mas, se assistirmos ao vídeo, veremos que, alguns momentos antes de a queda acontecer, inúmeros para-raios dos prédios vizinhos enviaram suas cargas positivas para ir de encontro ao raio, já que o elemento é composto por 90% de carga negativa.

Em suma, diferentemente do que muitos pensam, o intuito do para-raios não é atrair raios, mas sim fornecer a essa enorme descarga elétrica um caminho alternativo, a fim de que não haja grandes danos materiais no momento em que um raio cai na Terra.

Essa é uma das razões pelas quais o para-raios é normalmente colocado em áreas extremamente altas, além disso, os raios sempre escolherão o caminho mais fácil e próximo.

A origem dos raios

Sabemos que o atrito gera energia, e com os raios não é diferente. O atrito de algumas partículas de água, gelo e granizo gera grandes quantidades de energia, fazendo com que as nuvens fiquem carregadas. Logo, se uma nuvem se choca com outra, polaridades diferentes se encontram e então o raio acontece.