Notícia

O Acre Agora

Fóssil de tartaruga gigante é encontrado no interior do Acre (75 notícias)

Publicado em 24 de junho de 2025

Pesquisadores encontraram um fóssil raro de tartaruga gigante às margens do Rio Acre, no município de Assis Brasil, região de fronteira com o Peru. A descoberta foi feita por uma equipe da Iniciativa Amazônia+10 , formada por cientistas do Acre e de São Paulo.

O fóssil pertence à espécie Stupendemys geographicus , que viveu na Amazônia há cerca de 13 milhões de anos, durante o período Mioceno. Considerada a maior tartaruga de água doce já registrada, essa espécie podia alcançar mais de 3 metros de comprimento.

O achado ocorreu na comunidade Boca dos Patos, dentro da Terra Indígena Cabeceira do Rio Acre. A equipe chegou ao local na última semana e já levou o material para um acampamento montado na região. A expectativa é transportar o fóssil para a Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco.

De acordo com o professor e coordenador do grupo, Carlos D'Apolito Júnior, o fóssil está em ótimo estado de conservação.

“Nunca vimos um exemplar assim, tão grande e bem preservado. É uma peça importante para entender os animais que viveram aqui no passado”, afirmou.

Com o rio em nível baixo nesta época do ano, o trajeto até a área de escavação pode levar até cinco horas, somando trechos de barco e carro. A equipe ainda fará a medição e pesagem do fóssil nos próximos dias.