Notícia

Jornal da Tarde

Fórum vai debater tendências

Publicado em 23 março 2006

Enquanto uns procuram pelos melhores cursos de intercâmbio, outros avaliam a melhor forma de oferecer esse tipo de programa no Brasil. Tanto é assim que, nos dias que antecedem a edição 2006 da ExpoBelta, será realizado o 1º Fórum Brasileiro de Educação Internacional (ForBEI).
Alguns dos principais profissionais nacionais e estrangeiros de agências, instituições de ensino e órgãos governamentais ligados ao setor vão discutir medidas para estimular e otimizar o intercâmbio no País - tanto para quem quer estudar lá fora quanto para estudantes estrangeiros interessados em vir para o Brasil.
A idéia consiste em unificar as políticas e ações voltadas para a educação internacional. "As universidades brasileiras vêm se preparando há mais de 20 anos para a internacionalização da educação, mas ainda não é suficiente", afirma a coordenadora-geral do Fórum, Maria Amélia Devitte.
"O deslocamento do aluno brasileiro é limitado e isso não pode impedi-lo de ter essa experiência internacional", diz Maria Amélia. "Nem que seja pelo contato com o estudante estrangeiro na sua própria faculdade."
As inscrições são gratuitas
O ForBEI conta com o apoio dos Ministérios do Turismo, Educação e Relações Exteriores e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. O evento ocorrerá entre os dias 29 e 31 de março, no Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas 141), em São Paulo. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo telefone (0--11) 3722-3344.