Notícia

Jornal da Unesp online

Fórum discute critérios para avaliação de professores universitários

Publicado em 30 maio 2011

Encontro terá como base peculiaridades das três grandes áreas do conhecimento

No I Fórum das Grandes Áreas do Conhecimento: Avaliação do Trabalho Docente na Unesp, a Universidade debaterá, de segunda-feira (30/05), a partir das 20h, a quarta-feira (01/06), em Águas de Lindóia, critérios, parâmetros e instrumentos para a avaliação do professor universitário, além das especificidades das três grandes áreas do conhecimento (Biológicas, Exatas e Humanas). O encontro busca dar continuidade e sistematização a discussões que já fazem parte da rotina de aprimoramento docente na Universidade.

Webtv

A mesa de abertura, nesta segunda-feira, terá como tema "Avaliação do Trabalho Docente na Universidade: por quê, para quê e como?", com a participação dos professores Carlos Henrique Brito Cruz (Fapesp/Unicamp), Antonio Felipe Paulino de Figueiredo Wouk (Universidade Federal do Paraná) e Roberto Leher (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com mediação de Sueli Guadelupe de Lima Mendonça (Faculdade de Filosofia e Ciências, de Marília/Unesp). Esta mesa será transmitida ao vivo pela Webtv Unesp.

No dia seguinte (31/05), das 8h30 às 12h45, ocorre a mesa Avaliação do Trabalho Docente na UNESP: Plano de Desenvolvimento Institucional e Avaliação Institucional. A professora Hélia Sonia Raphael (Faculdade de Filosofia e Ciências/Unesp/Marília) discorrerá sobre "Avaliação Docente e Avaliação Institucional", e o professor Jorge Roberto Pimentel (Instituto de Geociências e Ciências Exatas/Unesp/Rio Claro), assessor de gabinete, sobre "Avaliação docente e PDI". A mediação será do professor Alcides Padilha (Faculdade de Engenharia, de Bauru/Unesp).

À tarde, a partir das 14h, o professor Carlos Roberto Grandini (Unesp), presidente da Comissão Permanente de Avaliação, falará sobre o tema Avaliação do Trabalho Docente na Unesp: Instrumento Aplicado, com mediação da professora Andrea Aparecida Zacharias, do Câmpus de Ourinhos/Unesp.

Haverá, também no último dia, plenárias por área de conhecimento. A da sexta-feira, das 8h30 às 13h, terá como mediadora a professora Andréia Affonso Barretto Montandon (Faculdade de Odontologia, de Araraquara/Unesp).

A síntese do fórum será conduzida das 14h30 às 15h30 pela professora Ana Maria Lombardi Daibem (Núcleo de Estudos e Práticas Pedagógicas/Unesp), com mediação do professor Carlos Alberto Anaruma (Instituto de Biociências, de Rio Claro/Unesp).

Mais informações sobre o evento estão disponíveis em http://www.ourinhos.unesp.br/forum .

Assessoria de Comunicação e Imprensa