Notícia

Esteta

Fórum Belmont e FAPESP lançam chamada

Publicado em 20 abril 2012

Agência FAPESP – O Fórum Belmont e a FAPESP lançaram no dia 15 de abril uma chamada de propostas de projetos de pesquisa sobre mudanças climáticas globais.

O Fórum Belmont (Belmont Forum) é um grupo formado por algumas das principais agências financiadoras de projetos de pesquisa sobre mudanças ambientais no mundo, entre as quais a FAPESP.

O objetivo do fórum, coordenado pelo International Group of Funding Agencies for Global Change Research (IGFA), é tentar mudar os rumos da colaboração internacional em pesquisa sobre mudanças ambientais por meio de chamadas conjuntas de pesquisas.

A chamada de propostas do Fórum Belmont aborda dois temas: Freshwater Security (Tema 1) e Coastal Vulnerability (Tema 2). A FAPESP destinará até o equivalente a 1,5 milhão de euros para apoiar projetos de pesquisa no Tema 1 e até 1 milhão de euros para projetos no Tema 2.

Cada proposta deve combinar contribuições significativas por cientistas de pelo menos três países participantes do Fórum Belmont. Pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas e privadas, no Estado de São Paulo podem participar da chamada.

Pré-propostas (em inglês) deverão ser submetidas unicamente no sistema eletrônico do site oficial da chamada. Além disso, cópias das pré-propostas deverão ser enviadas para a FAPESP até o dia 20 de julho.

Os autores das pré-propostas selecionadas serão notificados a partir do dia 20 de setembro e deverão submeter as propostas completas até o dia 20 de dezembro de 2012.

Os interessados em apresentar propostas devem seguir as regras disponíveis no site do Fórum Belmont , que reúne informações detalhadas sobre a chamada.

Para pesquisadores do Estado de São Paulo, as propostas selecionadas serão financiadas por períodos de até cinco anos, dependendo da modalidade da FAPESP à qual a proposta está vinculada: até dois anos para Auxílio à Pesquisa – Regular; até cinco anos para Projeto Temático; e até quatro anos para o Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

Mais informações: http://www.fapesp.br/6900