A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) é hoje um dos principais canais utilizados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para viabilizar a inovação nas instituições brasileiras. 12 é através do Prêmio Finep Inovação que a instituição contempla os principais empreendedores do País. Em sua 13° edição, a Finep recebeu a inscrição de 885 projetos inovadores. O número de inscritos teve crescimento de 54% em relação a 2009. Além do mérito pelo reconhecimento, a Financiadora oferecerá R$ 20 milhões em prêmios para as categorias Empresa, Inventor Inovador, Instituição Cientifica e Tecnológica, Tecnologia Social e Gestão da Inovação.
A Omnisys é única representante de São Bernardo do Campo c está inscrita na categoria Gestão da Inovação. Para Bruno Rondani, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P, D & I), a Omnisys tem potencial para ganhar o Prêmio, pois a inovação está no cerne do negócio. "A Omnisys necessita imperativamente trabalhar com inovação no seu dia-a-dia, devido à natureza de seus projetos e dos mercados onde atua, que exigem alto conteúdo tecnológico de suas soluções".
A Omnisys tem 67 de seus 251 funcionários trabalhando para a área de P, D & I. Nos últimos três anos, desenvolveu soluções inovadoras como um transmissor para equipar novos radares de controle de tráfego aéreo, um sistema de segurança de bordo para navios e um sistema de rastreio de mísseis e fogueies usando informação óptica fornecida por laser e câmeras CCD e infravermelhas. A mais nova inovação da empresa é o VSAT, uma estação de baixo custo para acesso á Internet em banda larga a partir de qualquer sítio, mesmo aqueles que não dispõem de energia elétrica.
Para Rondani, a política de Gestão da Inovação na empresa gera resultados importantes, como a ampliação da capacidade de percepção sobre os projetos realizados pela empresa. "Com a Gestão da Inovação, diversas iniciativas foram reformuladas, visando a garantir alinhamento com a estratégia de longo prazo, focando em criação de competências c novas plataformas tecnológicas, em detrimento do corte de custos para eficiência de gastos de curto prazo."
Outro aspecto foi a obtenção de recursos de incentivo à inovação. A Omnisys está entre as empresas brasileiras que mais obtiveram recursos para inovação junto aos órgãos de fomento governamentais brasileiros. Ao todo, foram aprovados quatro projetos FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe) e nove no edital anual de subvenção econômica da FINEP, o que permitiu sustentai" o desenvolvimento das rotas tecnológicas da empresa.
Em seus projetos futuros, Omnisys vislumbra seguir o desenvolvimento de soluções nas áreas Aviônica e Tecnologias Submarinas. "R por esse alinhamento com a Inovação que confuimos na nossa capacidade de concorrer e vencer o Prêmio finep deste ano, não só na etapa Regional,como na etapa Nacional", estima Rondani.
Os nomes dos vencedores serão conhecidos a partir do dia 4 de novembro, quando acontece a primeira cerimônia de premiação, na região Nordeste. Até lá, c cruzar os dedos e torcer. (JH)
Bruno Rondani, Gerente de PD&I da Omnisys: "Precisamos imperativamente trabalhar com inovação no dia-a-dia, devido à natureza dos projetos e dos mercados onde atuamos."