A agricultura é considerada um marco da inovação humana, mas você pode se surpreender ao descobrir que formigas praticavam a técnica muito antes de nós humanos.
A agricultura de formigas, conforme diversas pesquisas, consiste no cultivo de apenas um tipo de fungo. Isso ocorre porque há uma relação de cooperação simbiótica na agricultura das formigas.
Estudos anteriores demonstraram que uma espécie de formiga, geralmente, cooperava com uma cepa específica de fungo devido a uma evolução genética que permitiu o cultivo desse tipo específico. Porém, era difícil descobrir como essa estranha parceria começou porque cientistas não tinham muitas informações sobre os ancestrais desses fungos.
Agora, um novo estudo, publicado na última quinta-feira (3), analisou o genoma de várias formigas e fungos, incluindo as que não praticavam agricultura.
A análise ajudou a explicar como as formigas entraram no ramo da agricultura. Aparentemente, a atividade começou logo após a extinção dos dinossauros, quando houve a oportunidade de muitos fungos crescerem devido à quantidade de plantas que morreram.
Entretanto, somente 35 milhões de anos depois do início da atividade, as formigas estabeleceram a agricultura de modo organizado.
O motivo foi pelo clima seco do período, que resultou na escassez dos fungos. Desse modo, as formigas tiveram que cultivar os seus próprios fungos, criando a agricultura milhões de anos antes dos humanos.
Formas de agricultura entre diferentes formigas
O estudo observou o genoma de 475 tipos de fungos e 276 tipos de formigas, revelando a relação entre as espécies e quando elas romperam o vínculo com seus ancestrais em comum.
Formigas que cultivam leveduras são geneticamente próximas de formigas que cultivam coraloides, tipos de fungos diferentes presentes na agricultura desses insetos.
A formiga-cortadeira e outras espécies de formigas com técnicas mais avançadas de agricultura formam outro grupo. Aliás, o fungo cultivado por esse outro grupo também é diferente, sendo mais próximo das leveduras.
No entanto, todos os fungos da agricultura da formiga-cortadeira possuem relação genética próxima.
Por Pablo Nogueira