O Governo federal tem centrado fogo na avaliação do sistema educacional brasileiro. Nos dois últimos anos, por exemplo, o Provão tornou-se o medidor oficial da qualidade de ensino dos cursos de graduação das universidades brasileiras. Igualmente, o Sistema Nacional de Avaliação Básica (Saeb) - que já realizou quatro avaliações junto aos alunos das redes municipal, estadual e federal - e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado pela primeira vez em agosto último, têm como objetivo servir de parâmetro para análise do conteúdo ministrado no primeiro e segundo graus. Discutir os resultados dessas ações e seu impacto na escola é a proposta do V Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, que acontecerá entre 16 e 20 de novembro, no município de Águas de São Pedro. O tema deste ano será "Formação do Educador e Avaliação Educacional".
"Queremos que os dados da avaliação, estabelecida como principal diretriz pelo atual governo em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases, sejam analisados por pesquisadores, educadores e professores dos cursos de licenciatura das mais diferentes áreas", explica a professora Maria Aparecida Viggiani Bicudo, pró-reitora de Graduação da UNESP e presidente da Comissão Organizadora do evento (veja artigo pág. 2).
Com o apoio das mais representativas entidades da área educacional, entre elas o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), a Secretaria de Educação do Estado (SEE) e o Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais (INEP), o encontro, um dos únicos do gênero no País, acontece a cada dois anos. Cerca de 60 especialistas, tanto governamentais como das principais universidades públicas e privadas, participarão de conferências, mesas-redondas, seminários e grupos de trabalho.
O ministro da Educação e do Desporto. Paulo Renato Souza, fará a conferência de abertura sobre "Formação do educador e avaliação educacional". As mesas-redondas, que acontecerão de 17 a 19 de novembro, discutirão, respectivamente, a avaliação no âmbito da instituição, da escola e do aluno. Na % primeira delas, a educadora Maria Helena / Guimarães Castro, presidente do INEP, órgão responsável pelos dados estatísticos do MEC, irá debater as "Políticas públicas para a educação: origens e implicações", junto com a professora Bernardete Gatti, presidente do Conselho Estadual de Educação. Já a pró-reitora Maria Bicudo coordenará a discussão sobre projeto pedagógico e avaliação da escola. Na última mesa-redonda, os convidados Ana Mana Saul, da PUC de São Paulo, e Cláudia Davis, da SEE, farão a análise da avaliação do processo de ensino e aprendizagem, sob a coordenação do professor Luís Roberto de Toledo Ramalho, vice-reitor da UNESP.
Cerca de 700 professores e pesquisadores ligados à área de educação deverão participar do encontro. Entre os convidados, destaque ao professor Rui Canário, da Universidade de Lisboa, que falará sobre a participação do professor nas reformas educacionais. A UNESP, segundo Maria Bicudo, tem condições de dar uma contribuição valiosa aos debates. "Além de oferecer 34 cursos de licenciatura nas três áreas do conhecimento, totalizando 2.900 vagas, em diferentes cidades do interior do Estado, possui um grande número de especialistas que participam do programa de educação continuada da Secretaria de Educação", explica ela. Esse grupo de docentes, secundo a professora, orienta 17.800 professores da rede estadual, superando outras universidades públicas que participam do programa. Os textos integrais das conferências, exposições e comunicações científicas e os relatórios dos grupos de trabalho serão publicados em livros e em CD-ROM. Estes produtos serão colocados à venda nas livrarias.
Notícia
Jornal da USP