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FoRC/CEPID lança site de divulgação científica em alimentos e nutrição

Publicado em 30 junho 2016

O Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC - Food Research Center), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, acaba de lançar um site com o objetivo de fornecer informações qualificadas sobre alimentos e nutrição, em uma linguagem acessível ao público leigo.

site reúne reportagens, matérias e notas que abordam desde dúvidas básicas até os últimos avanços científicos nas áreas de atuação do FoRC. Junto com o site, o FoRC está lançando uma campanha no Metrô paulistano sobre nutrição e dieta.

“O novo site foi concebido para potencializar o trabalho de divulgação científica, mas não se restringirá à divulgação das pesquisas do FoRC”, afirma o professor Eduardo Purgatto, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), um dos coordenadores de Educação e Difusão do Conhecimento do Centro.

As notícias são apuradas e redigidas por jornalistas especializados em ciência e tecnologia e revisadas por um corpo editorial de especialistas do FoRC. Uma das seções, chamada “Em foco”, é voltada para reportagens sobre temas específicos. Outra, “Fronteira do conhecimento”, apresenta os avanços da pesquisa científica em áreas de fronteira, como a interface da biota intestinal com a alimentação, por exemplo. Já a seção “Você sabia” é destinada tanto para tirar as dúvidas básicas da população como para introduzir um tema de saúde nutricional importante e pouco conhecido.

Uma quarta seção, “Nutrição na medida”, trata da correlação de medidas em nutrição e a seção “Ao pé da letra” traz um glossário com explicações para os principais termos técnicos utilizados em rótulos de embalagens.

Purgatto explica que o site oficial do FoRC (http://www.usp.br/forc/) estará focado nas ações institucionais e na relação do Centro com seus membros e parceiros – instituições de pesquisa e empresas. O Facebook (https://www.facebook.com/alimentossemmitos/) do FoRC, por sua vez, continuará com o papel de potencializar a repercussão das notícias de interesse da academia e do público leigo, publicadas em ambos os sites.

Agência FAPESP