Notícia

Maxpress

FoRC sedia simpósio internacional sobre citrus e saúde humana

Publicado em 08 março 2018

Pesquisadores da França, Reino Unido e Espanha se reúnem com especialistas brasileiros para discutir as tendências e os avanços científicos na área.

Nos dias 22 e 23 de março, o Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), promovem, em São Paulo, o I Simpósio Internacional Compostos Bioativos de Citrus e Benefícios à Saúde. O evento reunirá especialistas brasileiros e estrangeiros para mostrar as tendências e os avanços científicos dos estudos acerca da influência do consumo de citrus na alimentação e na saúde humana.

Os temas abordados estão na fronteira do conhecimento. Francisco Tomás Barberán, do Centro de Edafología y Biología Aplicada del Segura (CEBAS-CSIC, Espanha), e Paul Kroon (Quadram Institute, UK) discutirão sobre os efeitos dos polifenóis da laranja na saúde. Já o pesquisador Dragan Milenkovic, do Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), da França, vai falar sobre suco de laranja e doenças cardiovasculares. “Flavonoides de Citrus e função cognitiva” será o tema da palestra de David Vauzour, da University of East Anglia, do Reino Unido.

A professora Neuza Hassimotto, pesquisadora do FoRC e uma das organizadoras do evento, lembra que a laranja, uma fruta cítrica, é uma das mais consumidas pelos brasileiros. “Além de ser fonte de vitamina C, ela possui compostos bioativos, tais como os flavonoides, que estão relacionados à promoção à saúde e redução do risco de desenvolvimento de doenças como diabetes e problemas cardiovasculares. Sediarmos um evento como este é muito importante visto que há diversos pesquisadores no FoRC estudando os efeitos desses compostos bioativos na saúde humana, como os professores Franco Maria Lajolo e Thomas Ong da FCF-USP, só para citar alguns.”

Além dos pesquisadores já citados, o Simpósio contará com a presença de outros pesquisadores renomados da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP), da Faculdade de Saúde Pública da USP ( FSP-USP), da Faculdade de Medicina da USP (FM-USP), da Unicamp, da Unesp-Araraquara e da Unesp-Botucatu, além da diretora do FoRC, Bernadette Gombossy de Melo Franco, que participará da abertura do evento.

O I Simpósio Internacional Compostos Bioativos de Citrus e Benefícios à Saúde tem o apoio do Brasil International Life Sciences Institute (ILSI), da Fundecitrus e CitrusBR. O programa completo pode ser encontrado no site www.usp.br/forc

Serviço: O I Simpósio Internacional Compostos Bioativos de Citrus e Benefícios à Saúde será realizado no Hotel Maksoud Plaza (Al. Campinas, 150 - Jardim Paulista, São Paulo), nos dias 22 e 23 de março, das 8h às 17h horas (1º dia) e das 9h às 16h (2º dia). Inscrições pelo site: www.usp.br/forc/inscricao.php (vagas limitadas a 150 pessoas).

***********

Atendimento à imprensa

Acadêmica Agência de Comunicação

(11) 5549-1863 / 5081-5237

Angela Trabbold – angela@academica.jor.br