Notícia

Jornal de Piracicaba online

FOP recebe R$ 458 mil

Publicado em 08 abril 2011

A FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba), pertencente à Unicamp, recebe ainda este mês quase R$ 500 mil para financiar a infraestrutura física de seus laboratórios de pesquisa.

A faculdade é a terceira unidade da Unicamp que mais obteve recursos por meio da pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação. A FOP recebeu 19% dos recursos aprovados na área de biomédicas.

O dinheiro será aplicado nos laboratórios de estresse, bioquímica, materiais dentários, orocentro, odontologia infantil, histologia, microscopia eletrônica, sequenciamento de DNA, patologia, dor orofacial e endodontia.

De acordo com o diretor Jacks Jorge Junior, o aporte financeiro veio direcionado para resolver problemas ou para ser aplicado em melhorias.

"E indiretamente reflete no aumento do número de publicações, além de melhorar a qualidade das pesquisas. Se não fosse dessa forma, por meio de edital, o investimento em melhorias na unidade ficaria restrita aos recursos próprios e às agências de fomento tradicionais, como a Fapesp", diz o diretor, referindo-se à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

O edital foi liberado no começo de março. Seu objetivo foi dar condições financeiras para que os professores de todas as unidades da Unicamp melhorem, reformem ou adequem seus laboratórios de pesquisa, em situações que envolvem obras de alvenaria, pintura, piso, hidráulica, instalações elétricas, climatização, cabeamento e outros itens. (Ronaldo Victoria)