Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

FOP promove seminário sobre pós-graduação

Publicado em 24 maio 2010

Por César Maia

Quais são as perspectivas dos alunos que terminaram recentemente ou que terminarão o curso de doutorado em futuro próximo? O que esperar após o final do curso de doutorado? Como planejar a finalização das atividades como aluno e a entrada, como pesquisador ou como docente, no mercado de trabalho?

Esses e outros temas serão debatidos no IX Seminário de Pós-Graduação, da Faculdade de da Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, promovido pela Coordenadoria de Pós-Graduação, entre os dias 26 e 28 de maio. No encontro, serão discutidos temas de interesse científico geral e odontológico aplicados às atividades docentes e discentes de pós-graduação da FOP e de outras instituições de ensino superior. A coordenadoria estima que cerca de 500 pessoas participarão do Seminário.

O evento é aberto a outras instituições, exceto para apresentação de trabalhos. Dentre as atividades programadas, destaca-se o painel "Tendências em Pesquisa", que discutirá questões e metodologias que podem vir a se tornar importantes em curto e médio prazos na pesquisa na área de Saúde. As apresentações de pesquisadores de destaque internacional, com larga experiência científica e docente, numerosas publicações, grande número de alunos formados, participantes de corpos editorias de revistas de impacto e com visão de futuro servirão de base para o debate e para as perguntas da platéia.

Em uma das atividades mais tradicionais do encontro, serão discutidas as oportunidades de fomento à pós-graduação na área de Odontologia, destacando onde e de que forma podem ser obtidos os recursos que permitem o constante crescimento da pesquisa e da formação de mestres e doutores no Brasil e, em particular, no estado de São Paulo.

Também serão discutidos os critérios empregados na avaliação dos programas de pós-graduação na área de Odontologia pela Capes e seu impacto na produtividade acadêmica, na maturidade dos programas e no desenvolvimento do Brasil. Para os alunos que terminaram recentemente ou que estão para concluir o curso de doutorado, haverá a palestra "Editais de Concurso para Professor Universitário", que irá elucidar o formato destes documentos e dará dicas de como se preparar, a partir do edital, para a disputa de vaga docente em universidades federais, estaduais e/ou particulares.

Serão apresentados e debatidos temas como interpretar o texto dos editais, onde localizá-los, como evitar erros óbvios e o que esperar das disputas de vagas em instituições de destaque. Haverá, ainda, a oportunidade de apresentação, em formato de painel ou oral, das pesquisas desenvolvidas por alunos e docentes da pós-graduação da FOP, os quais estarão sendo avaliados por comissões julgadoras. Os melhores trabalhos por área de conhecimento receberão premiações.

Abertura e palestras

Os professores Euclides de Mesquita Neto, pró-reitor de Pós-Graduação da Unicamp; Francisco Haiter Neto, diretor da FOP; e Jacks Jorge Júnior, coordenador de Pós-Graduação da FOP, participam da abertura do evento, no dia 26, às 9 horas. Dentre as atividades também programadas para o dia 26 está o painel "Tendências em Pesquisa", que discutirá questões e metodologias de pesquisas na área da Saúde.

No dia 27, a partir das 14h30, os professores Mário José Abdalla Saad (FAPESP) e Ricardo Santiago Gomes (CNPq) proferem a palestra "Pós-graduação e inserção no mercado de trabalho". No dia 28, a partir das 8h30, o professor José Ranalli, chefe de gabinete da Reitoria da Unicamp, fala sobre "Preparação para concursos de vagas docentes". A programação completa do seminário pode ser consultada na página eletrônica. FOP promove seminário sobre pós-graduação.