Notícia

Jornal da Cidade (Bauru, SP) online

FOB/USP já seleciona pacientes com alteração da fala pós-AVC

Publicado em 10 agosto 2017

O curso de fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) seleciona pacientes que tiveram Acidente Vascular Cerebral para atendimento fonoaudiológico na Casa da Afasia e Clínica Escola.

Requisitos são: paciente que teve AVC há menos de 1 ano; pessoa com dificuldade para falar pós-doença; não ter feito terapia fonoaudiológica de fala; e ter idade igual ou superior a 18 anos.

Conforme o JC noticiou em setembro, a Casa da Afasia é projeto inédito no Brasil. Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e desenvolvido no Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP, o objetivo é, dentro de contêineres que simulam uma residência, oferecer terapia fonoaudiológica intensiva a pessoas com sequelas na fala após um AVC, o popular derrame.

A idealização do projeto surgiu após visita técnica de Magali de Lourdes Caldana, professora do Departamento de Fonoaudiologia da FOB à Universidade da Flórida Central , onde conheceu a fundadora e diretora da "Aphasia House" (Casa da Afasia), a pesquisadora Janet Whiteside.

SERVIÇO

A inscrição pode ser feita até o dia 1 de setembro pelo telefone (14) 3235-8422 ou pessoalmente na Clínica de Fonoaudiologia da FOB/USP (Vl. Universitária), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h, com Sidnei.