Notícia

IDG Now!

Flora da Amazônia poderá ser consultada na web

Publicado em 21 setembro 2005

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) está prestes a ter o primeiro herbário brasileiro na internet. Denis Filer, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, está no instituto, em Manaus, instalando o programa Brahms On Line, um componente do Brahms, programa específico para gerenciar dados biológicos de herbários.
Finalizado o processo, que deve estar concluído em menos de um mês, o Inpa tornará disponível o banco de dados de seu herbário para consultas públicas pela rede de computadores. Será a segunda instituição no mundo a abrigar um servidor do Brahms On Line, após a Universidade de Oxford, onde o programa foi desenvolvido por Filer.
O novo sistema possibilitará o acesso das informações por meio de uma página na internet, que já foi desenvolvida pelo Núcleo de Biogeoinformática do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio).
De acordo com o Inpa, os dados do herbário estão digitalizados e só faltava instalar o Brahms On Line, configurar o servidor e implementar medidas de segurança para que não ocorra qualquer acesso indevido às informações do herbário.
"Uma vez pronto, pesquisadores, estudantes, órgãos federais e governamentais, instituições de ensino e pesquisa terão disponível um importante banco de dados sobre a vegetação da Amazônia", disse Célio Magalhães, coordenador técnico do Componente Coleções do PPBio. "O objetivo é melhorar a base de conhecimentos sobre a biodiversidade da região."
O Inpa pretende fazer o anúncio do lançamento do serviço no 56º Congresso Nacional de Botânica, que será realizado de 9 a 14 de outubro, em Curitiba.

Agência Fapesp