Notícia

Correio de Sergipe

Flora Brasiliensis On-line

Publicado em 05 junho 2008

Agência FAPESP – Em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, o Instituto Martius-Staden e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, com a colaboração da FAPESP e do Kulturfest, promovem a exposição Flora Brasiliensis On-line.

A mostra, que estará de 5 a 30 de junho em São Paulo, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, é formada por painéis com reproduções de ilustrações originais da Flora Brasiliensis, obra enciclopédica organizada pelo naturalista alemão Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868).

A exposição, pertencente ao acervo da FAPESP, foi apresentada inicialmente em março de 2006 em Curitiba, durante a Oitava Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 8), ocasião em que foi feito o lançamento da obra original na internet, por meio de uma parceria entre FAPESP, Fundação Vitae e Natura Cosméticos.

O trabalho de adaptação da obra para a internet foi realizado pelo Centro de Referência em Informação Ambiental (Cria), pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pelo Jardim Botânico de Missouri, nos Estados Unidos. O Flora Brasiliensis On-line está disponível em http://florabrasiliensis.cria.org.br.

Na obra original de Martius estão 3,8 mil ilustrações de plantas e biomas. A exposição também narra o percurso da expedição e a posterior importância da obra.

Entre os destaques estão ilustrações sobre a Floresta Primitiva da Serra dos Órgãos e Floresta do Morro do Corcovado, ambas situadas na então província do Rio de Janeiro, paisagens da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica e árvores às margens do rio Amazonas, além do mapa com o itinerário das expedições de Martius.

Mais informações: www.martiusstaden.org.br