Notícia

BioSaber

Flor polinizada por marsupial confirma predição de quase 30 anos

Publicado em 27 fevereiro 2020

Por Edenilson de Sousa

A Scybalium fungiforme é uma espécie de planta bem peculiar. Encontrada ao longo da costa atlântica do Brasil, ela realiza parasitismo em raízes de outras plantas. Também é visível apenas quando brotam flores sangrentas, vermelhas e semelhantes a fungos do solo para a reprodução sexual.

Existe outra singularidade que acrescenta à lista: haviam suspeitas de que as estruturas femininas de S. fungiforme eram difíceis de serem polinizadas graças a presença de escamas resistentes que protegem a região do néctar. Então, como elas são polinizadas? Graças às câmeras de visão noturna, Amorim e colaboradores (2020) encontraram os culpados: gambás (Didelphis sp.).

Desde o início dos anos 90, os pesquisadores suspeitavam que os gambás podiam realizar a polinização na planta porque os mamíferos vivem na mesma região; e porque suas garras afiadas e opostas permitiriam que eles descascassem as escamas para alcançar o néctar. Em estudos pretéritos, um pesquisador havia capturado um gambá com o pólen de S. fungiforme no nariz.

Publicado na revista Ecology, o estudo utilizou armadilhas com câmeras infravermelhas, posicionadas em torno das plantas. Foram registradas 14 visitas diferentes de gambás durante um período de quatro noites, confirmando a hipótese de décadas atrás. Mas os gambás parecem não polinizar as flores de maneira solo. Depois de abrem as escamas, abelhas, vespas e até beija-flores conseguem coletar o pólen.

Para saber mais do contexto e da discussão sobre os resultados do estudo, faça uma leitura da publicação feita pela revista Pesquisa Fapesp, para uma melhor experiência.

Referências:

Texto adaptado de SCHULTZ, D. Caught in the act: Opossums pollinate bizarre parasitic plant. Science: Plants & Animals, Video. 12 fev. 2020. Disponível em: http://bit.ly/2SVADRx

AMORIM, F. W.; et al. Good heavens what animal can pollinate it? A fungus-like holoparasitic plant potentially pollinated by opossums. Ecology: Ecological Society of America, 11 fev. 2020. Disponível em: http://bit.ly/37y6mxu