Notícia

Divulgando a Supercondutividade

Físicos brasileiros predizem existência de novo material supercondutor

Publicado em 13 julho 2021

A existência de um novo material supercondutor à base de lítio acaba de ser prevista em simulações computacionais realizadas por pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais(CDMF).

O novo material, que agora deverá ser sintetizado e testado, é o eletreto Li5C. Os eletretos são uma classe de materiais nos que os elétrons se comportam como ânions, ou íons negativos.

Isso dá a esses materiais propriedades físicas que podem ter várias aplicações tecnológicas, como terminais de baterias, emissores de elétrons, colheita de eletricidade, materiais supercondutores e até computadores moleculares.

Zenner Pereira e seus colegas usaram um método de análise da estrutura cristalina conhecido como “otimização de enxames de partículas”. Eles desenvolveram um novo algoritmo que busca inúmeras combinações de elementos para encontrar materiais que sejam estáveis ou metaestáveis. Foi aí que surgiu o Li5C.

Zenner, que é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa - RN), afirma que o material demonstrou nas simulações a mais alta temperatura crítica de supercondução já prevista.

“O próximo passo é continuar na busca e predição por novos materiais supercondutores. O que sabemos é que o nosso trabalho pode guiar pesquisadores experimentais na síntese deste eletreto e há evidências da existência de muitos eletretos supercondutores ainda não sintetizados,” afirmou.

Bibliografia:

Artigo: Predicted Superconductivity in the Electride Li5C.

Autores: Zenner S. Pereira, Giovani M. Faccin, Edison Z. da Silva

Revista: The Journal of Physical Chemistry C

Vol.: 125, 16, 8899-8906

DOI: 10.1021/acs.jpcc.1c02329

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Vision Art News CDMF - Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais