Notícia

Esteta

Físico lança livro O Cerne da Matéria dia 4/11

Publicado em 02 novembro 2013

Professor e vice-diretor do Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, Rogério Rosenfeld lança, dia 4 de novembro, às 19 h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, SP, o livro O Cerne da Matéria: a aventura científica que levou à descoberta do bóson de Higgs?, lançado pela Editora Companhia das Letras. Rosenfeld também é vice-diretor do ICTP-South American Institute for Fundamental Research, um instituto criado a partir de uma associação entre Unesp, ICTP e Fapesp.

Assista à entrevista de Rogerio Rosenfeld no Canal Livre da Band

http://noticias.band.uol.com.br/canallivre/entrevista.asp?id=14711877&t=canal-livre-debate-a-particula-de-deus---parte-1Sobre o livro

Com quase 30 km de circunferência e instalado a uma profundidade de aproximadamente 100 m, o acelerador de partículas LHC, sigla para Large Hadron Collider, é uma das grandes expressões do engenho humano, comparável em escopo apenas à exploração espacial e ao mapeamento do genoma. Num projeto de mais de duas décadas, que envolveu milhares de engenheiros e pesquisadores de cerca de cem países, e que contou com o envolvimento de dezenas de universidades e centros de pesquisa, o LHC foi concebido com o intuito de aumentar nosso entendimento acerca da estrutura da matéria e do cosmos.

Além de levar ao limite do possível as investigações de ponta da física de partículas, o LHC é também um celeiro de tecnologias que tiveram grande impacto em nosso cotidiano, das técnicas modernas de ressonância ao próprio surgimento da internet. Situado na fronteira entre a França e a Suíça, e gerido pelo CERN, um consórcio europeu de pesquisa nuclear, o LHC foi o responsável por desvendar recentemente um dos maiores mistérios científicos de nosso tempo, ao provar a existência do bóson de Higgs, uma partícula que explicaria a origem da massa de todas as partículas elementares.

Em O cerne da matéria, o físico Rogério Rosenfeld retraça todo o caminho que levou à construção do LHC. Do ponto de vista privilegiado de quem trabalhou como pesquisador no próprio CERN, na Suíça, utilizando dados do LHC para seus estudos, Rosenfeld desvenda a longa batalha política que culminou no acelerador. Mais que isso, oferece um rico panorama histórico dos avanços científicos atrelados ao LHC, inserindo a descoberta do bóson de Higgs numa narrativa esclarecedora e empolgante sobre as fronteiras da ciência e sobre os homens que ousaram desafiá-las.

Portal Unesp