Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Física homenageia professores aposentados

Publicado em 27 agosto 2010

O Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp homenageou, na manhã desta sexta-feira (27), dez de seus professores aposentados. Eles continuam a contribuir nas atividades de pesquisa, ensino e extensão do instituto a mais dez anos. Desde 2002 o IFGW realiza evento de boas vindas aos docentes ingressantes, mas faltava uma cerimônia que pudesse reconhecer o trabalho daqueles que passaram a vida toda se dedicando à unidade.

Os homenageados foram os professores Roberto Luzzi, Áurea Rosas Vasconcellos, José Galvão de Pisapia Ramos, Mário Eusébio Foglio, Iris Concepcion Linares de Torriani, Dainel Wisnivesky, Mário Antonio Bica de Moraes, Paulo Hiroshi Sakanaka, Gaston Eduardo Barberis e Carlos Rettori.

"Por conta da correria do dia a dia, muitas vezes não nos lembramos daqueles que fizeram com que o IFGW e a Unicamp tivessem papéis de destaque na comunidade científica nacional e internacional. Os homenageados de hoje representam os 84 professores que já se aposentaram no instituto", disse o professor Daniel Pereira, diretor do instituto. "Temos muito que agradecer e ainda a aprender com esses valorosos profissionais. A vontade de continuar que eles possuem é notável, elogiável e de suma importância para todos nós", ressaltou o diretor.

Um dos homenageados, o professor Gastón Eduardo Barberis, conta que se aposentou em 1997, receoso por perder alguns dos direitos adquiridos com a mudança na legislação. "Mas como conseguiríamos parar se o que fazemos é vocacional? Se parássemos com o nosso trabalho sentiríamos muito porque deixaríamos de fazer a ciência que sempre realizamos", considera Barberis. "Ao mesmo tempo temos a sensação do dever cumprido: temos vontade de contribuir ainda mais".

Para Carlos Rettori, outro professor homenageado, a cerimônia é representativa de toda a comunidade do IFGW. "Agradeço especialmente aos estudantes que nós formamos, porque eles sempre foram a razão de nosso trabalho", ressalta o professor.

Participaram da cerimônia, realizada no auditório da unidade, o professor Euclides de Mesquita Neto, pró-reitor de Pós-Graduação, representando o reitor Fernando Costa; o professor Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp; os chefes de Departamentos do IFGW e várias outras autoridades representando as faculdades e institutos da Unicamp.