Notícia

GVces - Centro de Estudos em Sustentabilidade

Física de partículas na TV

Publicado em 10 novembro 2008

Agência FAPESP – O livro O discreto charme das partículas elementares, de Maria Cristina Abdalla, foi transformado em programa de televisão e será exibido nesta segunda-feira (10/11), às 19h30, na TV Cultura.

A autora é professora do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), foi professora associada do ICTP-Trieste, na Itália, e trabalhou na Organização Européia para Investigação Nuclear (Cern), em Genebra, na Suíça.

O programa, assim como o livro, a história das partículas elementares é reconstituída desde as primeiras descobertas que levaram à teoria quântica até as novas manifestações da matéria.  A obra refaz a trajetória da mudança de modelos que levou ao Modelo Padrão da Física de Partículas.

A adaptação para a televisão procura utilizar a dramaturgia para simplificar o universo da física de partículas, tornando-o mais atrativo para os jovens.  A data de exibição da atração coincide com o “Dia Mundial da Ciência pela Paz e Pelo Desenvolvimento”, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (Onu).

No programa, o apresentador Marcelo Tas leva a personagem principal, Rafael (Giovanni Delgado), para uma viagem em um mundo paralelo, com informações sobre átomos, elétrons, quarks, léptons e bósons mediadores e também sobre a teoria do big-bang.

Um dos destaques do programa é um rap que apresenta o maior acelerador de partículas do mundo – o Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês).  A máquina, que entrou em funcionamento no em setembro de 2008, no Cern, deverá ajudar a explicar a origem da massa das partículas elementares e encontrar outras dimensões do espaço.

O roteiro é de Claudio Yosida e Dani Patarra, a direção de Ricardo Elias e a produção de Lina Murano.

Mais informações: www.tvcultura.com.br/particulas