Notícia

Agência CNI

FIRJAN e FIESP debatem governança da água e mudança do clima no Humanidade 2012

Publicado em 12 junho 2012

Rio de Janeiro - O Sistema Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) iniciam a programação com o debate “A Governança da Água”, na manhã desta quarta-feira, 13 de junho. Na pauta, os avanços tecnológicos com soluções inovadoras no tratamento de água e efluentes, como a nanofiltragem, serão apresentados por empresas do porte da Huber Technology, GE Power & Water e Perenne. E foco para abastecimento em regiões de escassez, além da dessanilização da água do mar e o reuso. Presenças confirmadas de representantes da Agência Nacional de Águas, Ana Cristina Barros (The Nature Conservancy) e Marilene Ramos (Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro).

À tarde, o evento “Diálogos sobre Mudança do Clima: Cenários Nacional e Internacional” abordará as principais ações desenvolvidas para a redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). Entre os especialistas esperados, Thelma Krug (Intergovernmental Panel on Climate Change/IPCC), Andrea Correa do Lago e Luiz Alberto Figueiredo (Ministério das Relações Exteriores), Beatriz Espinosa (Petrobras), Benjamin Steinbruch (Companhia Siderúrgica Nacional/CSN) e Jacques Marcovitch (Universidade de São Paulo/USP), Carlos Henrique de Brito Cruz (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP/Fapesp) e Carlos Augusto Klink (Secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA).

Os debates fazem parte do Humanidade 2012, uma realização do Sistema FIRJAN, da FIESP, da Fundação Roberto Marinho, do SESI e SENAI do Rio, do SESI-SP, do SENAI-SP, com patrocínio da Prefeitura do Rio e do Sebrae, concebida para realçar o importante papel que o Brasil exerce hoje como um dos líderes globais no debate sobre o desenvolvimento sustentável. O evento ocorre no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 22 de junho.

O espaço de exposições é aberto ao público e a agenda completa de eventos pode ser consultada no site www.humanidade2012.net. Todos os encontros serão transmitidos ao vivo pelo site e os palestrantes poderão falar com a imprensa ao final de cada evento.