Notícia

Negocião Online

FIO incentiva pesquisas de iniciação científica

Publicado em 29 setembro 2018

As Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO), sempre buscando a excelência do ensino e conscientes da importância da pesquisa de iniciação científica para a formação profissional e para o desenvolvimento da ciência, implantou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Apesar do pouco tempo de existência, o PIBIC já conta com 17 alunos bolsistas. Além das bolsas subsidiadas pela instituição, outros alunos recebem bolsas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O PIBIC é um programa do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NuPE), que tem por objetivo organizar as pesquisas e ações de extensões das FIO. A proposta do NuPE vai ao encontro do que consta no artigo 207 da CF quando promove ações nas quais ensino, pesquisa e extensão sejam indissociáveis, explica a coordenadora do Núcleo Profa. Dra. Rosemary Trabold Nicácio.

Segundo o Prof. Dr Luiz Daniel de Barros, coordenador do PIBIC, a iniciação científica tem o papel de despertar no aluno o espírito de pesquisador e as FIO, por meio desse Programa, estão incentivando e apoiando os acadêmicos para a produção do conhecimento.