Notícia

MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Finep e Fapesp lançam edital para desenvolvimento de produtos e serviços para cidades inteligentes

Publicado em 01 março 2016

A Finep e a Fapesp lançaram uma chamada de propostas para apoiar o desenvolvimento, por pequenas empresas paulistas, de produtos, processos e serviços inovadores para aplicações em cidades inteligentes e sustentáveis. Os recursos para financiamento dos projetos selecionados somam R$ 10 milhões. Serão contemplados projetos nas áreas de meio ambiente sustentável; mobilidade urbana; tecnologias assistivas; segurança pública; tecnologias para difusão de educação e cultura; e saúde.

Podem participar da chamada microempresas, empresas de pequeno porte, pequenas empresas e médias empresas brasileiras, sediadas no estado de São Paulo e constituídas, no mínimo, 12 meses antes ao lançamento do edital. A chamada prevê que a empresa realize pesquisa para o desenvolvimento comercial e industrial dos produtos, que poderá durar até 24 meses. O orçamento solicitado na proposta poderá alcançar até R$ 1,5 milhão.

Cidade inteligente é uma construção evolutiva, um processo que envolve a constante busca de resolver problemas por meio de soluções disruptivas, fazendo-se uso de materiais integrados com sensores, dispositivos eletrônicos e redes de comunicação, os quais são ligados com sistemas computadorizados, para análise de dados a partir de algoritmos inteligentes que tomam decisões.

As propostas devem apresentadas até 25 de abril de 2016. Clique aquipara acessar a chamada.

Fonte: MCTI