A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) destinam R$ 40 milhões, não reembolsáveis, no edital para selecionar micro, pequenas e médias empresas, com sede em São Paulo, interessadas no projeto Sirius. O objetivo é escolher fornecedoras que atendam aos requerimentos técnicos de 20 desafios tecnológicos indicados na chamada pública. O valor total solicitado por cada um dos selecionados deverá ser de até R$ 1,5 milhão. As inscrições são até o dia 7 de novembro.
Os proponentes precisam contemplar uma atividade compatível com a que será desempenhada no projeto; demonstrar contrapartida economicamente mensurável em itens de despesa das atividades de P&D; dedicar um mínimo de 30 horas semanais à execução da pesquisa; entre outras exigências.
As empresas devem apresentar propostas que envolvem desde a fabricação da câmara de alto vácuo, até dispositivos de microfocalização, passando por sistemas de guias de onda e módulos de fenda. Entre outros projetos está a construção da nova fonte síncrotron, para auxiliar pesquisadores de todo o Brasil e do exterior a desvendar diversos mistérios da ciência, como a descoberta das propriedades ocultas de materiais em nível atômico.
A divulgação dos selecionados na Etapa de Enquadramento será no dia 26 de novembro e a divulgação dos resultados, em 13 de março de 2015. O edital prevê contrapartida das empresas nos recursos, que podem incluir custos de pessoal e de espaço, além de outros custos envolvidos no projeto aprovado.
Para mais informações acesse o edital completo neste link. http://www.fapesp.br/8909
(Agência Gestão CT&I, com informações do MCTI e Finep)