Notícia

InforChannel

Finep e Centro tecnológico espanhol preparam chamada pública conjunta

Publicado em 27 abril 2017

Com o objetivo de estreitar ainda mais os laços entre Espanha e Brasil e fomentar o desenvolvimento e cooperação entre os países no ambiente de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Finep e o CDTI (Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial) preparam nova chamada pública para apoio a projetos inovadores desenvolvidos por consórcios reunindo empresas e ICTs brasileiras e empresas e ICTs espanholas.

A iniciativa é parte dos esforços empreendidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para alavancar projetos bilaterais. O objetivo é apoiar projetos inovadores a serem realizados por consórcios que reúnam empresas e instituições de ciência e tecnologia (ICTs) brasileiras e espanholas.

Em março, Finep e CDTI firmaram ainda a decisão de estabelecer fluxos de intercâmbio de pessoal técnico entre suas sedes, no Rio de Janeiro e em Madri, para troca de conhecimento sobre metodologias e práticas de apoio. Outra parceria prevê a colaboração entre as ICTs integrantes do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia (Sisnano) e do Imdea Nanociencia, unidade do Instituto Madrilenho de Estudos Avançados (Imdea).

O terceiro convênio destacado pelo ministro inclui a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e concentra-se na formação de recursos humanos, por meio do financiamento de bolsas de estudo. “Esses convênios vão proporcionar investir recursos em questões específicas, que efetivamente devem contribuir para gerar soluções de infraestrutura aos dois países, com modernizações, aperfeiçoamentos e técnicas de produção”, disse Kassab.