Notícia

Portal Fator Brasil

Finep celebra a Luz e a Inovação com estande conceitual na SBPC

Publicado em 10 julho 2015

Na próxima semana, entre os dias 12 e 18 de julho (domingo a sábado), a Finep participará de um dos mais tradicionais eventos do setor científico e tecnológico do País: a 67ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que acontecerá na Universidade Federal de São Carlos, cidade do interior de São Paulo conhecida por suas universidades e seu perfil inovador.

 

O tema da edição deste ano da reunião será Luz, Ciência e Ação em alusão à definição da organização das Nações Unidas (ONU), que elegeu o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz. O objetivo da reunião será a discussão de temas e a solução de problemas relacionados à luz, como o desenvolvimento sustentável e a promoção de soluções aos desafios globais nas áreas de energia, educação, agricultura e saúde.

 

A Finep estará presente com um estande conceitual, disponível na ExpoT&C, feira que acontece paralelamente ao evento. O estande oferecerá aos visitantes seções Curta a Luz, com exibição de filmes que remontam às origens da luz e sua contribuição para a comunicação, as artes e a ciência. Um dos destaques é o curta-metragem sobre o Sirius, Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, que conta com financiamento da Finep para a instalação de uma fonte de 4ª geração. Longas-metragens reconhecidos por sua fotografia e qualidade nos contrastes de luz e imagem também serão apresentados: os celebrados documentários do diretor alemão Wim Wenders: O Sal da Terra e Pina. O primeiro é sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e o segundo sobre a arte da coreógrafa e bailarina alemã, Pina Bausch.

 

O estande da Finep será aberto ao público na segunda-feira (13/07), pelo presidente da financiadora, Luis Fernandes, que participará de mesas-redondas durante os dois primeiros dias do evento. Fernandes falará sobre os desafios do financiamento à inovação no país e sobre os incentivos à inovação tecnológica nas instituições científicas.

 

A Luz Síncrotron Localizado no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPM) em Campinas (SP), o laboratório é a mais completa estrutura científica já construída no país e está em operação desde 1997. No ano passado, a Finep, em parceria com a Fapesp, disponibilizou R$ 40 milhões em financiamento para a instalação de uma fonte de 4ª geração da Luz Síncrotron. Essa expansão colocará o país na linha de frente dessa tecnologia.

 

A Luz Síncrotron é o resultado da aceleração de elétrons quase na velocidade da luz, que gera uma modificação por força magnética e produz uma radiação que abrange grande parte do espectro eletromagnético, indo desde o Raio-X ao Ultravioleta. Essa tecnologia é usada na física nuclear e funciona como um telescópio gigante que permite o estudo da estrutura atômica de qualquer material, o que ajuda na pesquisa de diversos mistérios da ciência, como a descoberta das propriedades ocultas de materiais em nível atômico e auxilia no diagnóstico das reações químicas ao longo do tempo.

 

Estande Finep, b13, abre no dia 13 de julho, às 12h , e segue até o dia 18 das 10h às 19h, na ExpoT&C, Universidade Federal de São Carlos - Rodovia Washington Luís, Km 235, s/n - Jardim Guanabara. Participação de Luis Fernandes, presidente da Finep.

 

4º Salão Nacional de Pós-Graduandos, dia 13 às 15h, na Mesa-redonda: Desafios do Financiamento e Inovação no Brasil. Sessão especial em homenagem aos 30 anos do MCTI, no mesmo dia, às 18h30. Mesa-redonda: Políticas e Incentivos à Inovação Tecnológica nas Instituições de Ciência e Tecnologia, dia 14 às 15h30.