A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) destina 30 milhões de reais para projetos voltados ao combate do novo coronavírus. Serão realizados dois processos de seleção: um para universidades e grupos de pesquisa focados no estudo da Covid-19 e outro para empresas que estejam prontas para desenvolver novas formas de tratamento dos sintomas da doença.
O diretor do conselho técnico da Fundação, Carlos Américo Pacheco, explicou que os projetos serão avaliados com urgência a fim de impedir os avanços do vírus. "Nós precisamos de respostas rápidas e estamos nos articulando para viabilizar as soluções dessa pandemia", complementou.
Carlos Américo reforçou o papel de grupos de pesquisa anteriores que estão contribuindo para o desenvolvimento de novos projetos. "Durante a época dos surtos de zika e chikungunya, nós criamos um banco de dados sobre estudo de vírus e combate a epidemias que tem nos ajudado no combate ao coronavírus", acrescentou o diretor.
As propostas podem ser enviadas até o dia 06/04 através do site da Fapesp. O período de avaliação será estendido conforme a demanda de novos projetos. Para mais informações acesse o tópico sobre coronavírus no endereço www.fapesp.br.