Notícia

Guia Rio Claro

Finalistas do Prêmio Inova da Whirlpool

Publicado em 25 novembro 2009

Inovar, redescobrir, preservar e facilitar. Esses foram alguns dos conceitos mais trabalhados pelos mais de 200 estudantes, de 35 diferentes instituições de ensino superior de todo o Brasil, que se inscreveram na 3ª edição do Prêmio Whirlpool Inova.

A primeira fase, concluída nesta segunda-feira (23/11), selecionou 20 projetos, divididos nas categorias Engenharia e Design, com mote de gerar produtos diferenciados para o segmento de linha branca por meio de soluções que proporcionem efetivamente melhorias para o dia a dia do consumidor.

Entre os participantes, os destaques em categoria de produtos foram projetos para lavadora de roupas e também para refrigeradores, além de um alto número de criações abordando a questão da sustentabilidade.

"Além da inovação em produtos atuais, a busca por novos conceitos em eletrodomésticos mobilizou jovens de todo o País, colocando à prova seus conhecimentos técnicos em projetos de engenharia e design encaminhados à comissão julgadora do Prêmio. O nível dos trabalhos inscritos foi muito elevado e tivemos dificuldades para selecionar apenas 10 finalistas em cada categoria.

De maneira geral, percebemos nos projetos o reflexo de um olhar diferenciado dos jovens e também uma profunda preocupação em alinhar os produtos e suas funcionalidades aos hábitos e cotidiano atuais e do futuro", resume Patricia Garrido, gerente de Inovação da Whirlpool Latin America.

Direcionado a professores e alunos, com graduação e pós-graduação stricto sensu, nas áreas de design e engenharia, o Prêmio Inova, lançado pela Whirlpool Latin America (que atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid), conquistou, não só a atenção dos jovens talentos, como, também, o apoio de renomados profissionais e entidades.

Entre as instituições parceiras do Prêmio Whirlpool Inova, estão o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), pertencente ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), além do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).

Para acompanhar a análise dos projetos finalistas e o julgamento dos trabalhos, o INOVA conta, ainda, com os renomados designers Adélia Borges, Peter Fassbender e Charles Bezerra, além do diretor de criação da DM9DDB, Rodrigo Almeida.

Ao todo, o valor a premiação soma mais de R$ 135 mil, dividido entre dinheiro, bolsas de estudo e produtos. Em sua terceira edição, o Prêmio Whirlpool Inova tem por objetivo estimular o interesse pela criação de produtos inovadores no segmento de linha branca, expressando a busca contínua da empresa por inovações que otimizem o dia a dia do consumidor.