Notícia

Secretaria de Ensino Superior (SP)

Fim de semana com Einstein

Publicado em 28 novembro 2008

Série de palestras e debates complementares à exposição Einstein

 

As fronteiras da ciência no século 20 e a relação entre Albert Einstein e Pablo Picasso estão entre os temas do próximo fim de semana no ciclo de palestras e debates complementares à exposição Einstein organizado pela revista Pesquisa FAPESP e pelo Instituto Sangari.

No sábado (29/11), a partir das 15 horas, a palestra "Albert Einstein e Mario Schenberg nas fronteiras da ciência no século 20" será apresentada por José Luiz Goldfarb, físico, historiador da ciência e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Em seguida, a física Maria Cristina Abdalla, professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), falará sobre o tema "O discreto charme das partículas elementares". A palestra será seguida de uma sessão comentada do filme homônimo.

No domingo (30/11), às 11 horas, a palestra "Como Einstein e Picasso inventaram o século 20" será apresentada por Arthur Miller, professor emérito de história e filosofia da ciência do University College de Londres (Inglaterra), autor de Einstein, Picasso: Space, Time, and the Beauty That Causes Havoc.

Também no domingo, o grupo teatral Prana encenará a peça A Curva de Einstein, cujo protagonista é um Albert Einstein feito de pano, madeira e papel machê. O pocket show será apresentado no Espaço das Crianças, dentro do espaço da exposição.

Na programação do ciclo, aos sábados, as mesas-redondas exploram o tema O tempo em dois tempos. Nelas, um físico e um pesquisador das ciências humanas falam e conversam sobre a noção do tempo e do espaço em suas respectivas especialidades.

Nas manhãs de domingo, na série Muito além da relatividade, físicos e escritores especializados em física do Brasil e do exterior abordarão aspectos pouco conhecidos da vida, do contexto histórico e da obra de Einstein. A entrada para as atividades da programação cultural, que ocorrem no auditório do pavilhão da exposição, é sempre gratuita.

Da Agência FAPESP.