Notícia

Unaerp

Filtro solar e clareamento dos dentes são temas de pesquisa no Conic

Publicado em 10 novembro 2010

Na próxima quinta-feira, dia 11, serão apresentadas durante o 11º Conic - Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da Unaerp, 658 pesquisas desenvolvidas por cientistas iniciantes e pesquisadores de todo o Brasil, em nível de graduação e pós-graduação, de universidades públicas e privadas. Entre as centenas de estudos, a maioria dos trabalhos a aborda temas do nosso dia a dia, como o uso de filtros solares, a aplicação de clareamento dos dentes ou a educação sexual nas escolas.

Sobre filtro solar, o trabalho das pesquisadoras e alunas do curso de Ciências Farmacêuticas da Unaerp, Adriana Coelho e Marília Simonetti e da professora Katyana Camilo, analisa a validação de metodologia para determinar o teor dos filtros preparados em farmácias de manipulação. Considerada uma ferramenta de controle de qualidade, a metodologia permite comprovar se a quantidade de teor informado no rótulo está absolutamente correta. "Mostraremos que existe sim uma preocupação com o que está sendo vendendo nas farmácias de manipulação e que, por meio de metodologia que ateste a qualidade, os consumidores podem confiar nos produtos manipulados", contam as jovens cientistas.

A pesquisa de Adriana e Marília está entre as 19 que serão apresentadas oralmente no Conic. Das 639 pesquisas que serão apresentadas em formato painel está a da pesquisadora Julieta Moizés, da USP de Ribeirão Preto, que apresentará o tema "Trabalhando o corpo e a sexualidade na adolescência: promoção de saúde através da educação sexual na escola", apoiado pela FAPESP. A pesquisa investigou como os adolescentes percebem seus corpos e lidam com a sexualidade e a importância da cooperação dos professores e pais nesse diálogo que auxilia os estudantes a construírem uma postura crítica diante de padrões de beleza idealizados.

Outro trabalho a ser apresentado em painel é o sobre "Resistência adesiva da interface sistema adesivo/dentina em dentes submetidos ao clareamento dental interno ativado pelo sistema led-laser",desenvolvido pelo aluno de graduação João Bruniera, do curso Odontologia da Unaerp, e pelas professoras do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia da Universidade, Aline Souza-Gabriel e Yara Silva Souza. Financiado pela FAPESP, o trabalho analisou a resistência de uma restauração de resina em um grupo composto por fragmentos de dentes que passaram por clareamento com géis de diferentes concentrações e laser e por outro grupo formado por dente não clareado, para responder a pergunta: após o clareamento, a resina adere ao dente?

No laboratório foram realizados testes em máquina de ensaio com a finalidade de puxar as resinas que estavam nos fragmentos de dentes para verificar a sua aderência. A pesquisa concluiu que a resistência adesiva do material não foi alterada. "É possível clarear um dente e depois restaurá-lo sem que a resina venha descolar após o tratamento, pois o valor demonstrado na máquina de ensaios foi o mesmo para os grupos de dentes clareados e não clareados", explica a pesquisadora Aline Souza-Gabriel.Outra parte desta mesma pesquisa ficou entre os 20 trabalhos selecionados no Brasil e foi apresentada em setembro na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, na categoria PIO (Pesquisador Iniciante em Odontologia), demonstrando a importância das pesquisas realizadas na Universidade de Ribeirão Preto.

A apresentação dessas e de outras pesquisa no Conic tem os propósitos de divulgar a produção científica e oferecer subsídios para novos conhecimento a alunos e pesquisadores. Para Aline Souza-Gabriel, "não há motivo em fazer uma pesquisa e não levá-la ao conhecimento da população e da comunidade acadêmica. É nisso que o Conic demonstra a sua importância, na disseminação da informação para o conhecimento da sociedade", conclui.

A abertura oficial do Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da Unaerp ocorrerá às 09h no Teatro Bassano Vaccarini, localizado no campus da Universidade. O evento é aberto para toda comunidade.

Equipamento de Cromotografia liquido de autoeficiência: recurso utilizado em pesquisas farmacêuticas