Notícia

Repórter Diário online

FIESP lança dia 9 programa de inovação para indústrias do ABC

Publicado em 28 julho 2012

Dirigentes da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) se reúnem dia 9 de agosto, em São Bernardo, para o lançamento do "Projeto de Inovação Tecnológica FIESP-CIESP-SENAI do ABCD". O encontro visa preparar e capacitar as empresas da região para execução de projetos de inovação, apoiados pela Agência de Inovação da USP (Universidade de São Paulo). O evento começa às 9h, na Escola Senai Mario Amato, com a presença de Paulo Skaf, presidente da FIESP.

Romeu Grandinetti, gerente da Diretoria de Tecnologia do Ciesp, diz que o objetivo é que a inovação dê o mesmo salto que deu a qualidade 20 anos atrás. Hoje a qualidade virou feijão com arroz, não é mais diferencial dentro das empresas, porque em geral avançaram no quesito. "Fala-se muito sobre inovação, mas sem um conceito concreto. Nossa ideia não é fazer com que a inovação se transforme em realidade, mas seja regra sistemática das empresas", explica Grandinetti, que espera atingir 240 indústrias, de micro a médio porte.

Com apoio do SEBRAE-SP, o programa possui seis etapas. A primeira contempla reuniões de sensibilização e mobilização nos principais polos industriais do Estado. Além das empresas industriais do ABCD, o programa vai atacar indústrias de Osasco, Sorocaba, Piracicaba, Campinas e Guarulhos. O empresários passarão por dois módulos de capacitação no SENAI, a fim de adquirir conhecimento necessário para dividir e implementar nas indústrias.

Financiamento

A partir da quarta etapa, em que serão elaborados planos de gestão de inovação, o desenvolvimento do programa será feito por meio de consultoria nas empresas, que ajudarão os empresários a implantar os projetos de inovação e levantar recursos, através de financiamentos de instituições, como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O projeto deverá ter 131 horas de serviços de consultoria e capacitação e deve durar entre um ano e um ano e meio, de acordo com a evolução das empresas.

Em São Bernardo, o encontro inclui três apresentações. A primeira, a palestra "Inovação para o que importa na minha empresa", com Marcos Avó, diretor da Consultoria Lunica. Depois serão relatados cases de empresas da região que conseguiram ampliar a produtividade e a competitividade com projetos de inovação. Para finalizar, haverá apresentação de todo o Projeto de Inovação Tecnológica FIESP-CIESP-SENAI do ABCD, como será sua operacionalidade, as etapas e as atividades que as empresas interessadas irão desenvolver, além dos serviços do Senai no âmbito da inovação.

Outras informações no site da FIESP - www.fiesp.com.br. O Senai Mario Amato fica na avenida José Odorizzi, 1.555, bairro Assunção, São Bernardo.