Notícia

DCI online

Festival de divulgação científica vem ao Brasil

Publicado em 15 maio 2015

Por Bete Cervi

Região de Ribeirão Preto - São Carlos será a primeira cidade da América Latina a realizar o festival Pint of Science, cujo objetivo é levar pesquisadores para conversar sobre ciência em ambientes descontraídos como cafés, restaurantes e bares.

A iniciativa acontecerá simultaneamente em São Carlos, conhecida como a capital da tecnologia, e em mais de 50 cidades espalhadas por outros oito países: Inglaterra, Irlanda, Espanha, Itália, Austrália, Estados Unidos, Alemanha e França.

Os cientistas sairão dos laboratórios durante três noites para contar como é o trabalho que eles fazem e os impactos disso na vida das pessoas. Essa é a proposta do Pint of Science, que será nos dias 18, 19 e 20 de maio. A instituição responsável por trazer o evento ao Brasil é o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.

"Queremos facilitar o contato da comunidade com o conhecimento científico e possibilitar o diálogo direto com os pesquisadores", diz a presidente da Comissão de Cultura e Extensão do Instituto, Solange Rezende.

Durante as três noites do festival, o público poderá participar gratuitamente de seis debates que acontecerão em dois restaurantes da cidade: no Espaço Sete e no Mosaico. A cada noite, dois temas atuais serão discutidos, tais como robótica, tecnologia na educação, conhecimento livre, ciências matemáticas aplicadas à indústria, economia solidária e muito mais. "É uma honra para São Carlos poder sediar um evento desta magnitude, em que os pesquisadores compartilham os seus conhecimentos científicos num ambiente de descontração e num clima de informalidade, ingredientes esses que, na minha visão, atuam como instrumentos facilitadores à compreensão dos importantes temas selecionados para esses encontros", disse o secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Luís Antonio Panone.

Invenção britânica

Em 2012, os pesquisadores Michael Motskin e Praveen Paul, do Imperial College London, organizaram um evento chamado Encontro com Pesquisadores, trazendo aos laboratórios pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla para mostrar o tipo de pesquisa que faziam. A experiência foi tão inspiradora que os dois cientistas pensaram: por que os pesquisadores não podem sair de seus laboratórios para encontrar as pessoas? Foi assim que nasceu o Pint of Science.

A primeira edição do festival aconteceu na Inglaterra em maio de 2013.

O evento conta com o apoio da Escola de Engenharia de São Carlos, do Núcleo de Apoio ao Software Livre e do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela Fapesp e da Prefeitura de São Carlos por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.