Notícia

Zero Hora online

Ferreira Gullar, Laurentino Gomes e José Castello vencem o 53º Prêmio Jabuti

Publicado em 17 outubro 2011

Vencedores das 29 categorias do mais tradicional prêmio literário do país foram anunciados nesta segunda-feira

A Câmara do Livro anunciou nesta segunda-feira os vencedores nas 29 categorias do Jabuti. A apuração dos votos começou às 9h na sede da entidade, em São Paulo, e terminou pouco depois das 16h.

O veterano Dalton Trevisan levou o prêmio na categoria Contos e Crônicas por Desgracida. Na categoria Poesia, o prêmio foi para outro dos gigantes canônicos da produção contemporânea, Ferreira Gullar.

José Castello venceu na categoria romance por Ribamar, uma narrativa que cruza biografia e ficção para acompanhar a relação tumultuada entre um pai e seu filho. Laurentino Gomes venceu em Reportagem com 1822, livro que aborda a independência do Brasil (leia entrevista com autor aqui). Gomes já havia recebido o Jabuti em 2008 pelo primeiro volume da Série, 1808.

Além da estatueta, cada vencedor receberá um prêmio no valor de R$ 3 mil. No dia 30 de novembro, a Câmara divulga os Livros do Ano nas categorias ficção e não ficção, e cada um receberá R$ 30 mil. Para a categoria de ficção, concorrem os vencedores nas em Romance, Contos e Crônicas, Poesia, Infantil e Juvenil.

Para Livro do Ano Não Ficção, concorrem os vencedores nas categorias: Teoria/Crítica Literária; Reportagem; Ciências Exatas; Tecnologia e Informática; Economia, Administração e Negócios; Direito; Biografia; Ciências Naturais; "Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Didático e Paradidático; Educação; Psicologia e Psicanálise; Arquitetura e Urbanismo; Fotografia; Comunicação; Artes; Turismo e Hotelaria e Gastronomia

Veja abaixo a lista dos vencedores:

Capa: João Baptista da Costa Aguiar, por Invisível, de Paul Auster (Companhia das Letras)

Ilustração: O Corvo (Scipione), de Manu Maltez

Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil: Gildo (Brinquebook), de Silvana Rando

Arquitetura e Urbanismo: Dois Séculos de Projetos no Estado de SP (Imprensa Oficial/Edusp), de Nestor G. Reis e Monica S. Brito.

Artes: Os Satyros (Imprensa Oficial), de Germano Pereira.

Biografia: Alceu Penna e as garotas do Brasil (Amarilys), de Gonçalo Júnior. (2º colocado na categoria: o 1º, De Menino a Homem [Global], de Gilberto Freyre, receberá homenagem póstuma).

Ciências Exatas: Teoria Quântica: Estudos Históricos e Implicações Culturais (Editora Livraria da Física/EDUEPB), de Olival Freire, Osvaldo Pessoa, Joan L. Bromberg (orgs.)

Ciências Humanas: Manejo do Mundo: Conhecimentos e Práticas dos Povos Indígenas do Rio Negro (Instituto Socioambiental), de Aloísio Cabalzar.

Ciências Naturais: Bioetanol de Cana-de-açucar - P&D para Produtividade e Sustentabilidade (Editora Edgar Blücher/Fapesp), de Luís Augusto Cortez (coord.)

Ciências da Saúde: Atlas de Endoscopia digestiva da SOBED (REVINTER), de Marcelo Averbach

Comunicação: Impresso no Brasil, organização de Anibal Bragança e Marcia Abreu

Contos e Crônicas: Desgracida (Record), de Dalton Trevisan

Didático e Paradidático: Coleção Pessoinhas (Editora FTD), de Ruth Rocha e Anna Flora

Direito: Fundamentos Constitucionais do Direito Ambiental Brasileiro (Elsevier), de Norma Sueli Padilha

Economia, Administração e Negócios: Multinacionais Brasileiras: Internacionalização, Inovação e Estratégia Global (Bookman), de Moacir M. Oliveira Jr.

Educação: Impactos da Violência na Escola: Um Diálogo com Professores, de Simone G. de Assis, Patrícia Constantino e Joviana Q. Avanci

Fotografia: Fotografia de Natureza (Editora Europa), de Luiz Claudio Marigo

Gastronomia: Machado de Assis: Relíquias Culinárias, de Rosa Belluzzo

Infantil: Obax (Brinquebook), de André Neves

Juvenil: Antes de Virar Gigante e Outras Histórias (Ática), de Marina Colasanti

Poesia: Em Alguma Parte Alguma (José Olympio), de Ferreira Gullar

Psicologia e Psicanálise: Coração... É emoção: a influência das emoções sobre o coração, de Elias Knobel, Ana L. M. da Silva, Paola Andreoli

Reportagem: 1822 (Nova Fronteira), de Laurentino Gomes

Romance: Ribamar (Record), de José Castello

Tecnologia e Informática: Aprendizagem à Distância, de Fredric M. Litto

Teoria e Crítica Literária: Câmara Cascudo e Mário de Andrade - Cartas, 1924-1944 (GLOBAL), de Marcos Antônio de Moraes (org.)

Turismo e Hotelaria: Hospitalidade - a inovação na gestão das organizações prestadoras de serviços (Saraiva), de Geraldo Castelli

Projeto Gráfico: Theodoro Sampaio - nos sertões e nas cidades (Versal Editores), de Karyn Mathuiy

Tradução: Marcos Syrayama de Pinto, por O Livro de Dede Korkut (Globo)