Notícia

Correio Popular (Campinas, SP)

Ferramenta transforma computador em telescópio

Publicado em 31 janeiro 2011

Aplicativo WorldWide Telescope permite ao usuário explorar virtualmente galáxias, planetas e o Sistema Solar

A Microsoft Research desenvolveu uma ferramenta que transforma o computador pessoal em um telescópio virtual. O WorldWide Telescope (WWT) permite obter dados científicos e explorar virtualmente galáxias, planetas e o Sistema Solar. O aplicativo roda apenas no sistema operacional Windows e traz imagens de galáxias com narrações de especialistas, sempre em inglês, um prato cheio para quem gosta de astronomia.

A WWT reúne imagens obtidas por observatórios e telescópios de todo mundo. ``A astronomia lida com instrumentos que captam imensas quantidades de dados, da ordem de petabytes (quatrilhões de bytes). Quando se obtém dados nessa taxa, é preciso pensar em como utilizá-los. Trata-se de um problema devido à imensa quantidade de dados de fontes heterogêneas. Os observatórios virtuais foram concebidos como uma solução para essa questão``, afirma o gerente sênior do Programa de Pesquisa da MSR, Yan Xu.

Segundo Yan Xu, o WWT agrega os dados obtidos por telescópios individuais em uma interface amigável. ``Estamos traduzindo o conteúdo para diversas línguas e colocando à disposição dos usuários informações segregadas, com visualização das imagens e acesso detalhado aos dados que estão por trás delas``, explica o pesquisador.

O aplicativo permite produzir animações e visualizar imagens do céu em datas passadas. ``A partir dos dados em alta resolução, pudemos produzir também animações com imagens da Terra que mostravam, por exemplo, a dinâmica da vegetação em determinada região, ou os dados sobre áreas de inundação na Flórida em um determinado período, a partir dos relatórios enviados por moradores``, acrescenta. (Com Agência Fapesp)