Notícia

Sou Ecológico

Ferramenta educacional permite controlar rover em cenários que simulam Marte

Publicado em 18 fevereiro 2021

A empresa LUCA - Ciência para Educar Ltda iniciou nesta quinta-feira (18/02) os testes de uma nova ferramenta educacional que permite controlar um rover em cenários que simulam Marte. Rover ou astromóvel é um veículo de exploração espacial projetado para se mover na superfície de um planeta ou de outro corpo celeste.

A LUCA tem apoio da FAPESP por meio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). A proposta da empresa é divulgar conteúdos científicos para adultos, jovens e crianças em diferentes estágios de aprendizagem, em temas relacionados à astrobiologia, que estuda a vida no Universo.

A iniciativa selecionou dez estudantes do quinto ao sétimo ano do ensino fundamental para uso da ferramenta, que permitirá aos alunos pilotar de casa um rover, explorando um novo planeta, colhendo amostras e analisando-as.

Com a ferramenta, os participantes terão ainda a oportunidade de escolher quais equipamentos científicos levarão para Marte. Em seguida, eles escolhem o destino e participam de missões em busca de água, amostras geológicas e bioassinaturas, entre outros.

A inscrição se encerrou nessa quarta-feira (17/02). Mais informações em: https://lucaeducar.com.br/rovers/.

Fonte: Agência Fapesp

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Revista Ecológico online