Notícia

Agência C&T (MCTI)

Ferramenta do MEC passa a regulamentar cursos superiores pela internet

Publicado em 30 dezembro 2007

O MEC (Ministério da Educação) instituiu oficialmente no Diário Oficial da União o sistema eletrônico para cadastro e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação da educação superior de todo o País. A ferramenta é chamada de e-MEC, e já pode ser utilizada por instituições de ensino superior.

Entre as funções realizadas pelo novo sistema, está a autorização de cursos, a atualização de informações referentes à instituição de ensino e inserção de perfil do corpo docente, assim como pesquisas realizadas no centro de ensino.

Segundo informa a Agência Fapesp, o credenciamento e recredenciamento de instituições no sistema federal de educação superior, e a autorização e o reconhecimento de cursos de graduação e seqüenciais deverão ser feitos exclusivamente em meio eletrônico por meio da ferramenta e-MEC.

A execução da ferramenta será realizada pela Coordenação Geral de Informática e Telecomunicações (Ceinf) do ministério. Para saber mais sobre e-MEC, acesse o portal do serviço ou mande um email para emece@mec.gov.br.