Notícia

Brasil123

Feridas e queimaduras poderão ser tratadas com biocurativo de células-tronco

Publicado em 22 julho 2021

Com avanço da ciência e medicina, novas tecnologias vêm surgindo, a fim de otimizar os tratamentos de saúde de diversas condições, como é o caso de feridas e queimaduras.

Através de um desenvolvimento da startup In Situ Terapia Celular com o apoio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP, um novo método inteligente para o tratamentos de feridas e queimadura foi confirmado, o biocurativo de células-troncos.

Desenvolvido a partir de células-tronco e de um hidrogel, o recurso tem a aparência de uma lente de contato e pode ser aplicado diretamente na pele humana.

A tecnologia utilizada para sua fabricação é a bioimpressão 3D o que permite ainda mais celeridade no processo.

Atualmente, o biocurativo de células-tronco está sob aprovação de ensaio clínico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que poderá aprovar ou não o novo dispositivo para uso do setor da Saúde.

Como age o biocurativo

Segundo os desenvolvedores, o biocurativo age reduzindo o processo inflamatório da pele.

A células-troncos do biocurativo, extraídas de cordão umbilical ajudam a estimular a regeneração dos tecidos da pele.

Além disso, o dispositivo apresenta outras vantagens, quando comparado aos produtos já existentes no mercado, entre elas:

Ótima relação custo-benefício

Processo de aplicação muito simples

Indolor tanto na aplicação, quanto na retirada

Além disso, de acordo com a startup idealizadora do biocurativo, seu acesso será facilitado, já que a tecnologia é 100% nacional.

Outra grande benefício do biocurativo é sua utilização em pessoas com feridas crônicas, como os portadores de diabetes.

A startup também vem elaborando outros produtos do mesmo seguimento, como por exemplo, pomadas baseadas na utilização de vesículas extracelulares, derivadas da produção de células-tronco em laboratório. Esses recursos seriam menos complexos, porém, já ajudariam na cicatrização de feridas mais simples ou em cicatrizes hipertróficas.

Evite na sua pele!

Como o biocurativo ainda não está disponível no mercado, vale a pena alertar sob alguns produtos usados popularmente para tratar feridas e queimaduras, que não são indicados.

Bicarbonato de sódio: Há várias receitas na internet com pastinhas a base de bicarbonato para ajudar na cicatrização de ferimentos da pele, entretanto, o produto não é indicado, visto que ele pode alterar o PH da pele.

Pasta de dente: Outra receitinha caseira é a aplicação de pasta dental nas queimaduras. Esse recurso pode até trazer uma sensação de frescor e alívio, entretanto, sua composição com alcalina pode irritar ainda mais o local, além de provocar o ressecamento da pele.

Água quente: Na hora de limpar o ferimento ou queimadura, nada de água quente! Sua alta temperatura pode ressecar o local, que já está extremamente sensível.

Álcool: Utilizado para desinfecção, o excesso do álcool pode gerar um efeito contrário e acabar aumentando a inflamação da pele, portanto, é preciso substitui-lo por produtos específicos de assepsia.

Vaselina: Devido ao seu alto poder hidratante, muitos acabam utilizando a vaselina na hora da cicatrização, porém, todo cuidado é necessário ao manipular esta substância, afinal, é um unguento forte e pegajoso.

Ademais, buscar atendimento médico ou de enfermagem após um ferimento ou queimadura é sempre recomendado, pois ajudará a garantir o tratamento adequado e assim, uma recuperação segura e rápida.

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
EBC Rádios SBT Interior UOL Saúde em Tela Portal Gongogi Notícias da Sua Cidade Veja Saúde Jornal 25 News Dentistas na Net O Melhor da Cidade A Província do Pará Veja Saúde online Noticias RTV (Espanha) Ponto & Vírgula News Mirante da Bocaina Piracuruca News Portal Terra Santa Notícias Difusão Brasil Jornal Tabloide online (Cotia, SP) MaisAM Garanhuns Notícias São Paulo FM Wistan+ Suplemento e Dieta Água Fria Notícias TV Caparaó Mágica Mistura Plantão MS Morato Hoje InforBahia Cotia 24 horas Denis Enfermagem Gazeta Costa Sul Giro Goiás Folha da Minha Sampa Folha do Meio Ambiente ResumoCast Revista Feridas online Pharma Innovation Duna Press Rapaduratech Portal Gongogi A Cidade On (São Carlos, SP) Jornal de Itatiba online Jornal SP Norte Jornal da Cidade (Bauru, SP) online Gazeta da Semana Acontece Agora Online Região Noroeste Expresso Regional Expresso Regional CVN Notícias DF Agora Conexão Na Cidade Campo Belo em Foco Bomba Bomba Benefícios News Ata News Mustach ND1 FEDAP - Fundação de Estudos para o Desenvolvimento da Administração Pública Giro Notícias Goiás Informativo Astral Jaguariaíva em Foco Jornal A Voz do Povo online (Uberlândia, MG) Mix Vale São Paulo de Fato Radar MT Rede Interativa São Gonçalo Agora Portal Afunilados Portal do Governo do Estado de São Paulo Portal R10 Maranhão O Repórter Regional online Oeste 360 Panorâmica News Pelo Mundo DF Penha News TV Interbam Zatum Agência de Notícias – Defesa Portal R3 Veja Saúde online Noticias RTV (Espanha) MSN Dentistas na Net ResumoCast Dieta Diet Nada Pra Fazer Portal da Enfermagem Saense Atemporal Meio Norte online (Piauí) Nosso Goiás