Notícia

BOL

Feira Euro-Pós espera atrair estudantes brasileiros para a Europa

Publicado em 14 novembro 2011

SÃO PAULO - O interesse em atrair estudantes e firmar acordos de cooperação e intercâmbio com instituições de ensino brasileiras traz ao país, pela primeira vez, a feira de educação internacional Euro-Pós. Reunindo mais de 80 escolas e universidades de 13 países, o evento, que já é realizado periodicamente em países da Ásia e da América Latina, desembarca em São Paulo esperando a visita de mais de 12 mil pessoas.

A programação do evento, que inclui o "Simpósio Brasil-Europa", começa no dia 18 de novembro, com mesas redondas e debates de reitores sobre temas como tendências na educação e governança universitária. De acordo com Thierry Valentin, diretor do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (CenDoTec), órgão responsável pela Euro-Pós, quase metade da programação será dedicada ao estreitamento de relações entre universidades e agências públicas de fomento. "Convidamos os reitores das principais instituições brasileiras e de agências como Capes e Fapesp para promover reuniões de trabalho e cooperação. A ideia é que seja uma feira euro-brasileira", diz.

O objetivo é que a Euro-Pós siga exemplos bem-sucedidos como o da França que, em 2009, realizou um evento similar no Brasil e firmou 80 convênios com instituições brasileiras, além de atrair mais de 10 mil alunos. A França e a Alemanha são os países com o maior número de instituições participantes da feira e, segundo Valentin, são tradicionais destinos de estudantes brasileiros. "A Europa é um polo de atração de alunos em cursos nas áreas de engenharia, ciência e tecnologia, e não apenas em artes e ciências humanas", afirma.

O diretor aponta algumas vantagens das instituições europeias para os brasileiros. "Grande parte das universidades são públicas e gratuitas. Além disso, graças ao Tratado de Bolonha, o diploma emitido por essas escolas tem ampla aceitação e vai além das fronteiras da União Europeia", diz. A Euro-Pós será realizada entre os dias 18 e 20 de novembro. A programação se divide entre a biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo, e o Palácio de Convenções Anhembi. As inscrições são feitas pelo site www.euro-pos.com.br.

(Vívian Soares | Valor)