Notícia

Jornal de Piracicaba

Feira automotiva que traz novidades do setor acontece terça e quarta-feira

Publicado em 03 julho 2012

Piracicaba está sendo preparada para se transformar em pólo automotivo nacional e, por isso mesmo, a organização do Simtec (Simpósio Internacional de Mostra de Tecnologia e Energia Canavieira) aproveita o momento para investir em uma  feira especial para autos em sua décima edição.

Na verdade, a inserção de uma feira exclusivamente voltada ao setor automotivo já estava nos planos dos organizadores do simpósio desde a primeira edição, mas sua divulgação nunca pareceu tão viável como agora. “Desde o início, nossa ide ia era fazer um simpósio voltado um ano para o setor sucroalcooleiro e no ano seguinte para o setor metal mecânico e assim por diante. Só que naquela época, dez anos atrás, o setor sucroalcooleiro estava crescendo e era mais viável ser discutido. Hoje, é o setor automotivo que está em evidência, então retomamos nosso plano inicial”, explicou o coordenador geral do Simtec José de Jesus Vazo A Fauto (Feira Metal Mecânica Automotiva) acontece simultaneamente ao simpósio e deve trazer novidades ligadas a serviços automotivos, além de produtos, componentes, banhos de revestimento, máquinas, sistemas de automação, equipamentos de laboratórios de ensaios e análises para o setor.

O Sebrae é patrocinador oficial e exclusivo da feira. Dez estandes da Fauto ficarão organizados em uma área cedida pelo Simtec entre o pavilhão do Salão do Humor e o Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central. O objetivo principal da feira, segundo Vaz, é contribuir para o crescimento do setor automotivo em Piracicaba. “Piracicaba vive um momento de desenvolvimento histórico. Esses eventos contribuirão para organizar esse crescimento, levando em conta aspectos tecnológicos e comerciais”, disse.

O público alvo da Fauto, ainda segundo Vaz, são diretores, gerentes, supervisores de empresas montadoras de veículos automotores e profissionais ligados à cadeia de fornecimento para indústria automotiva.

Entre as principais palestras a serem ministradas nos três dias de evento estão “Eficiência  Automotiva e Mudanças Climáticas”, presidida pelo subsecretário da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo, Marco Antonio Mroz, “Desafios para a Pesquisa em Bioenergia”, presidida pelo diretor Científico da Fapesp (Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de São Paulo), Brito Cruz, “Aproveitamento da Biomassa da Cana para a Produção de Energia”, “Usina Sustentável Dedini”, “Prospecção e Portfólio de Projetos em Energia Verde para Mobilidade”, “Pneus Verdes”, “Motores Diesel e uso de Combustíveis Alternativos”, “Etanol, combustível para redução de C02 em motores de combustão interna”, “Veículos Eletricos no Brasil”, “Engenharia e Automação”, “Substituição de Óleo Diesel por Combustível Alternativos”, “Biorefinaria”, “Cana de Açúcar como opção na produção de energia verde na mobilidade” e “Biologia sintética aplicada à produção de bíocombustíveis sustentáveis para motores diesel”. A feira, assim como o simpósio, acontece no Engenho Central.