Notícia

O Regional (Santo Antônio de Posse, SP)

Feinco 2009 cresce 20% e amplia as oportunidades de negócios

Publicado em 20 março 2009

A 6ª edição da Feira Internacional de Caprinos e Ovinos (Feinco) foi marcada pelo interesse dos integrantes da cadeia em prospectar negócios, fortalecer suas marcas e buscar informações e soluções para o desenvolvimento da atividade. Apesar do momento cauteloso vivenciado pela economia global, o evento, promovido entre os dias 10 e 14 de março, em São Paulo, registrou um crescimento de 20% em relação ao ano passado.

Durante os cinco dias de feira, o Centro de Exposições Imigrantes recebeu cerca de 20 mil visitas e contou com a presença de mais de quatro mil animais, de 16 raças diferentes, e de 180 expositores, marca superior à edição passada. Segundo Décio Ribeiro dos Santos, organizador da feira, a característica mais marcante desta edição da Feinco foi a presença de um público extremamente qualificado e interessado em conferir novidades e investir.

“Esse fato possibilitou a geração de muitos negócios durante o evento e proporcionou grande satisfação entre os expositores. Graças a um intenso trabalho de captação de público e do apoio do Sebrae e das associações presentes, conseguimos trazer à feira pessoas interessadas em alavancar o setor”, afirma.

Além dos julgamentos das raças e dos 10 leilões realizados, a feira também foi marcada pelo IV Congresso Internacional Feinco, que revelou tendências e abordou temas estratégicos para o setor. Na ocasião, questões técnicas e mercadológicas foram abordadas por renomados especialistas de reconhecidas instituições, como SEBRAE, MAPA, Embrapa, FMVZ/USP, UNESP, UFMG, UFPR, dentre outras. Junto a eles, palestrantes vindos da Espanha, França, Inglaterra e Argentina também enriqueceram o conteúdo do congresso, que contou com o patrocínio do Sebrae e da Intervet Schering-Plough e com o apoio do Conselho de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP) e do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

A versatilidade também foi uma das marcas da Feinco 2009. Nesta edição, a feira contou com a exposição do programa Pró-Trator, elaborado pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP). O projeto visa incentivar a compra de tratores por parte do produtor rural por meio de uma série de benefícios. Com ele, o interessado pode adquirir um trator a juros “zero” e financiá-lo em até cinco anos. Pelo programa, o custo dos tratores sai, em média, 20% abaixo do preço de mercado.

O evento também foi palco de lançamentos promovidos pelo Sebrae-SP, patrocinador da feira, que se configuram em um grandioso avanço para o setor. Durante a Feinco, a instituição apresentou o Cordeirão, um laboratório móvel dotado de equipamentos de ultrassom, microscópios e todo material necessário para que o veterinário possa realizar vários exames, como diagnóstico de gestação, análise da área de lombo e de gordura subcutânea. Com base nos resultados dos exames, o criador pode fazer uma seleção precisa dos animais, direcionando-os para abate ou reprodução, de acordo com as características encontradas.

O Cordeirão também realiza exame de espermograma, que permite a identificação dos melhores machos reprodutores, e também de OPG (Ovos por Grama), um exame que calcula o nível de infestação de verminoses nos animais. Esse último permite otimizar a aplicação de medicamentos, e consequentemente, reduzir os custos com esses produtos. Além disso, o Sebrae-SP também apresentou duas publicações: o Manual de Boas Práticas para Ovino de Corte e o Manual de Gestão Financeira para Produção de Ovinos. Ambos acompanham um caderno de campo para o produtor com planilhas para o controle de produção e gestão do rebanho.

Espaços gastronômicos – Para apresentar ao público os produtos finais obtidos a partir dos ovinos e caprinos, a Feinco 2009 também contou com espaços inovadores que permitiram a degustação destes produtos e até mesmo a visualização do seu processo de fabricação.

Destaque para a Cozinha Interativa Feinco/Savana, que contou com a presença de dez chefs que se revezaram na elaboração de diferenciados pratos a base de carne ovina e caprina. O espaço foi projetado com o objetivo de funcionar como uma “Cozinha Business”, com locais reservados para realização de negócios, integrando-se ao ambiente descontraído da cozinha para saborear deliciosas receitas.

Além da Cozinha Interativa, a Feinco também contou com a presença da Mini-usina, projeto da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), que mostra na prática o processo de fabricação de queijos e iogurtes. Toda a estrutura da Mini-usina é envolta por vidros, fato que permite observar todas as etapas de produção, desde o uso dos maquinários, das técnicas de manuseio e o tempo de preparo. E para completar, a feira contou com a presença de laticínios que permitiram aos visitantes degustarem e comprarem queijos produzidos com leite de cabra e de ovelha, além de outros produtos.