Notícia

Agência Grande ABC

FEI sediará três importantes eventos de robótica e inteligência artificial

Publicado em 12 agosto 2010

O Centro Universitário da FEI Fundação Educacional Inaciana se transformará de 23 a 28 de outubro no principal centro latino-americano da robótica, inteligência artificial e redes neurais. Durante o período, a FEI sediará o Joint Conference, um dos mais importantes palcos de apresentações de pesquisas e competições da América Latina sobre robótica, inteligência artificial e redes neurais, com a participação da comunidade acadêmica de diversos países. Mais de 200 robôs são esperados no evento, que ocorrerá no campus da FEI, em São Bernardo.

O Joint Conference abrigará simultaneamente três eventos da Sociedade Brasileira de Computação SBC: a IV Jornada de Robótica Inteligente JRI, que envolve o Encontro Nacional de Robótica Inteligente Enri /Latin American Robotics Symposium Lars, a Competição Latino-Americana de Robótica - Latin American Robotics Competition Larc /CBR Competição Brasileira de Robótica e as finais da Olimpíada Brasileira de Robótica OBR. Além disso, o Joint Conference será sede do XX Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial SBIA e o XI Simpósio Brasileiro de Redes Neurais Artificiais SBRN, além de seis workshops, seis minicursos e sete palestras internacionais, todos sobre robótica, redes neurais e inteligência artificial.

Ao todo, o Joint Conference reunirá cerca de 600 estudantes, desde o ensino médio até pós-graduação, além de 150 professores pesquisadores. Vamos reunir os melhores artigos de robótica, redes reurais e inteligência artificial e também receber novos talentos para estimular o desenvolvimento da ciência e tecnologia do País , afirma o professor doutor Flavio Tonidandel, coordenador do Departamento de Ciência da Computação da FEI e general chair do Joint Conference.

JORNADA DE ROBÓTICA INTELIGENTE:

A Jornada englobará: o Latin American Robotics Symposium Lars/ Encontro Nacional de Robótica Inteligente Enri, Competição Latino-Americana de Robótica/Latin American Robotics Competition Larc /CBR Competição Brasileira de Robótica e as finais da Olimpíada Brasileira de Robótica OBR. As competições da Jornada acontecerão de 24 a 27 de outubro, das 9h às 18h, no Ginásio de Esportes da FEI.

O Lars/Enri está na sétima edição e é um evento anual internacional, que compreende apresentações de artigos técnico-científicos, elaborados por pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica e áreas afins do Brasil e Exterior. As apresentações serão nas salas do prédio K da FEI.

A Larc/CBR é uma competição de robôs autônomos com equipes de diversos países, distribuídas em oito categorias da Robocup e três do IEEE Latin American Robotics Council. Na FEI, a Larc/CBR terá também as finais da Olimpíada Brasileira de Robótica OBR, com projetos desenvolvidos por alunos e professores dos ensinos médio, técnico e fundamental de escolas de todo o País. As inscrições para participar da etapa inicial da OBR, que será em setembro, podem ser feitas até 27 de agosto no site da competição - www.obr.org.br.

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL:

O SBIA é a principal conferência na área de Inteligência Artificial no Brasil para apresentação de pesquisas e aplicações em inteligência artificial. Bianual, o simpósio comemora 20 eventos em 2010. É destinada à apresentação de resultados de pesquisas acadêmicas e tecnológicas na área feitas no Brasil e Exterior. Mais de 30 artigos são apresentados neste encontro internacional.

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

O SBRN está na 11ª edição e é a principal conferência no Brasil dedicada a Redes Neurais. O evento envolve a apresentação de artigos, um comitê de programa internacional e os anais publicados pelo IEEE Latin American Robotics Council. A primeira edição do SBRN aconteceu em 1994 e desde 1998 se tornou bianual.

Esta é a primeira vez que a FEI sediará o Joint Conference, que ocorreu pela última vez no Brasil, em 2008, em Salvador, BA. O evento conta com apoio da Sociedade Brasileira de Computação SBC, do IEEE Latin American Robotics Council, Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da RoboCup Federation como forma de incentivar a interação de pesquisadores e estudantes. Toda a programação do encontro internacional se encontra em fase de preparação. Mais informações podem ser obtidas no www.jointconference.fei.edu.br.

Fonte: Redação