Notícia

Sou Ecológico

Fécula de mandioca poderá substituir parte da farinha de trigo em pães (1 notícias)

Publicado em 28 de setembro de 2017

O aumento da temperatura global nas próximas décadas, relacionado às mudanças climáticas, poderá dificultar o crescimento do trigo em muitas regiões de clima temperado onde o cereal é cultivado hoje. Dessa forma, a matéria-prima de um dos alimentos mais consumidos no mundo – o pão – poderá tornar-se mais cara e escassa.

Uma cultura agrícola com potencial de substituir parcialmente a farinha de trigo na composição do pão em países da América Latina e da África, por exemplo, é a fécula de mandioca. As propriedades de cozimento do produto, contudo, são mais pobres em comparação com as da farinha de trigo, afirmam especialistas na área.

“A farinha de mandioca não é tão boa como a de trigo para a produção de pão”, disse Leif Horsfelt Skibsted, professor do Departamento de Ciência dos Alimentos da University of Copenhagen, da Dinamarca. A fim de superar essa limitação, o pesquisador, em colaboração com colegas da Aarhus University e das empresas dinamarquesas Easy Foods e Novozymes, realizou nos últimos anos uma série de estudos para melhorar as propriedades de cozimento da fécula de mandioca na produção de pão por meio do uso de enzimas.

Os estudos foram realizados no âmbito do projeto “Pão e carne para o futuro”, apoiado pela FAPESP e pelo Innovation Fund Denmark por meio de um acordo mantido pelas instituições.

Alguns resultados dos estudos foram apresentados durante um evento para celebração dos resultados da cooperação entre a FAPESP e agências congêneres da Dinamarca, realizado no final de agosto, na sede da Fundação.

Os pesquisadores avaliaram inicialmente a proporção em que a fécula de mandioca poderia substituir a farinha de trigo na composição de um pão, sem afetar suas propriedades sensoriais, como textura, aroma, sabor e cor, em comparação com um pão feito apenas com farinha de trigo.

Os resultados das análises, detalhadas em um artigo publicado na revista Food Science and Technology, indicaram que, dependendo do tipo, a fécula de mandioca poderia substituir entre 20% e 30% da farinha de trigo na composição do pão sem alterar significativamente suas características sensoriais e sem comprometer o crescimento da massa na comparação com o pão de trigo.

Fonte: Agência Fapesp