Notícia

Planeta Universitário

Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia)

Publicado em 11 março 2013

Mais de 330 projetos realizados por estudantes do ensino básico de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal estarão em exposição na 11ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que ocorre entre 12 e 14 de março nas dependências da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O evento é considerado a maior feira de ciência e engenharia da América Latina voltada a estudantes pré-universitários. O objetivo é despertar nos jovens o interesse pela ciência, estimulando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo.

Os melhores projetos, além de premiados, devem representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel, que ocorre em maio no Arizona, nos Estados Unidos.

Entre as inovações apresentadas está o copo comestível, no qual a pessoa toma água e depois come o copo. Estudantes da Escola Estadual Técnica São João Batista, de Montenegro, no Rio Grande do Sul, desenvolveram o recipiente a partir de um biopolímero marinho, extraído de algas marinhas vermelhas, conhecido como ágar-ágar.

O copo tem resistência parecida com a do plástico, mas não polui o ambiente. Ele é transparente, não tem gosto, mas é nutritivo. Os estudantes agora pretendem introduzir cor e sabor de frutas ao copo.

Mais informações: http://febrace.org.br/

Fonte: Agência FAPESP