Fabiana Ribeiro Barreiro, aluna de doutorado em medicina veterinária preventiva pela Unesp/FCAV e a Profa. Dra. Silvana Martinez Baraldi Artoni, do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal do Câmpus, foram premiadas em primeiro e segundo lugar respectivamente em competição de apresentação de pôsteres realizada durante o Eighth Dubai International Food Safety Conference and Exhibition (Oitava Conferência Internacional de Segurança Alimentar e Exposição de Dubai), nos Emirados Árabes Unidos, no período de 16 a 19 de novembro de 2013.
O trabalho “Action of Preslaughter Feed Withdrawal on Enterococci Population From Broiler Crops”, apresentado pela doutoranda Fabiana Barreiro, recebeu o primeiro lugar. O trabalho tem como autores a discente Fabiana, a Profa. Dra. Silvana Baraldi Artoni, Thaíza Rancan Ferreira da Costa, João Paulo Martins Chiquini, Bruna Ribeiro Pazetto, Carlos Eduardo Gamero Aguilar, Anne Caroline Ramos dos Santos e Luiz Augusto do Amaral.
O trabalho tem como objetivo testar o efeito do jejum pré-abate na população de enterococos, que foram utilizados no experimento como microrganismos indicadores da presença de patógenos gram positivos no inglúvio de frangos de corte. O jejum pré-abate é uma prática rotineira usada na produção de frangos que objetiva reduzir a contaminação das carcaças por conteúdo do trato gastrintestinal durante a evisceração no abatedouro. A conclusão do trabalho foi que a contaminação do inglúvio é maior quando os frangos são submetidos ao jejum pré-abate, provavelmente por causa da ingestão de cama como uma tentativa das aves de aliviar a sensação de fome. Portanto, é necessário associar a prática de jejum pré-abate a um método de desinfecção do inglúvio para diminuir a quantidade de microrganismos possivelmente patogênicos que podem entrar em contato com a carcaça, e que representam assim um risco para a saúde pública.
Em segundo lugar foi premiado o trabalho “Effect of Iodine Supplied Through Drinking Water on Broiler Crop Disinfection”, apresentado pela docente Silvana Martinez Baraldi Artoni. Além da Profa. Silvana e de Fabiana, o trabalho possui a autoria de Thaiza Rancan Ferreira da Costa, Carlos Eduardo Gamero Aguilar, João Paulo Martins Chiquini, Bruna Ribeiro Pazetto e Luiz Augusto do Amaral. O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito do desinfetante à base de iodo, adicionado na água de bebida de frangos de corte durante o período de jejum pré-abate, na quantidade de enterococos do inglúvio destas aves. O desinfetante à base de iodo não foi eficaz para essa finalidade, provavelmente por ter perdido a estabilidade em meio à matéria orgânica naturalmente presente no trato gastrintestinal, apesar de apresentar eficácia comprovada na desinfecção da água de bebida.
Os dois resumos apresentados são procedentes da tese de doutorado de Fabiana Ribeiro Barreiro, intitulada “A adição de desinfetantes aprovados para uso em indústrias de alimentos durante o período de dieta hídrica pré-abate de frangos de corte e sua ação nos microrganismos indicadores de contaminação fecal e morfologia do trato gastrintestinal”, desenvolvida na Unesp/FCAV sob orientação do Prof. Dr. Luiz Augusto do Amaral (Departamento de Medicina Veterinária Preventiva) e coorientação da Profa. Dra. Silvana Martinez Baraldi Artoni, com apoio da FAPESP na concessão da bolsa de doutorado e do auxílio à pesquisa para o projeto.
Mais informações sobre os trabalhos premiados podem ser obtidas com a doutoranda Fabiana Barreiro por meio do e-mail barreiro_vet@yahoo.com.br
Fonte: Mariana Trevisoli - Assessoria de Imprensa Unesp/FCAV