Notícia

Jornal da Cidade (Bauru, SP) online

FC da Unesp celebra Jubileu de Ouro

Publicado em 22 setembro 2019

Faculdade de Ciências comemora trajetória em ensino, pesquisa e extensão; festividade terá eventos a partir desta segunda

Tudo que se conhece precisa da ciência ou existe por conta dela. E é com dedicação ao ensino, pesquisa e extensão nesta área do conhecimento que a Faculdade de Ciências (FC) da Unesp celebra seus 50 anos, com programação que se inicia nesta segunda-feira (23) e culmina na comemoração solene no dia 19 de novembro.

Formado na primeira turma de Física da instituição, o coordenador do Programa de Pós-graduação de Educação para Ciências da Unesp, Roberto Nardi, recorda os tempos de estudante e salienta os saltos que a instituição deu no campo da pesquisa ao longo dos anos, uma vez que retornou à unidade como professor em 1994. "Neste tempo, a pesquisa ganhou mais força. Esse movimento de desenvolvimento da pesquisa trouxe um resultado ímpar para a universidade", frisa.

E foi exatamente a incorporação pela Unesp que exigiu que a Faculdade de Ciências - que nasceu com a antiga Fundação Educacional de Bauru - reavaliasse seus objetivos e estrutura. A pesquisa e extensão ganharam maior importância e os docentes ainda não titulados em nível de pós-graduação tiveram que correr atrás. Assim, houve um salto de 5% dos docentes com título de doutor em 1988 para 84% em 2004. Atualmente, são 99,38%.

PIONEIRO

Com destaque na carreira, alcançando o nível 1A do CNPq (graduação máxima de pesquisador no Brasil), Nardi também é presidente da Comissão de Ensino de Física da União Internacional de Física Pura e Aplicada (Iupap). Assim como ele, outros diversos profissionais de renome foram formados pela FC ao longo dessas cinco décadas.

"Um ex-aluno da Faculdade de Ciências cego desenvolveu uma pesquisa de ensino de Física para cegos. Um estudo pioneiro no Brasil e que possibilitou o acesso de diversos alunos. Hoje, ele está na Unesp de Ilha Solteira e já orientou diversas outras pesquisas", conta. "Isso sem falar do tanto de outros doutores que ajudam a formar novos doutores em inúmeras regiões do País e fora dele. Bauru", completa.

Roberto Nardi ainda ressalta a relevância do desenvolvimento das diversas pesquisas realizadas na FC e que retornaram em melhorias para a sociedade, não só em nível local. "O apoio da Capes, do CNPq e da Fapesp com as bolsas é importante. É dinheiro público, que é muito bem empregado. Daí se vê a importância do investimento em pesquisas em um País", pontua.

PROGRAMAÇÃO

Para celebrar esses 50 anos de formações e resultados, a Faculdade de Ciências tem programação especial a partir desta segunda-feira (23), às 9h30, com a cerimônia de plantio de muda de ipê amarelo na Praça das Bandeiras e a participação do Coral da Unesp.

No próximo domingo (29), das 8h às 11h30, haverá caminhada e atividades na avenida Getúlio Vargas, quadra 16.

Já em novembro, no dia 19, às 10h, haverá a sessão solene do Jubileu de Ouro, no Anfiteatro Guilhermão.