Notícia

Jornal da Ciência online

Fazendo pesquisa na escola

Publicado em 25 junho 2019

Por Rodrigo de Oliveira Andrade | Revista Pesquisa FAPESP

Pré-iniciação científica permite que estudantes vivenciem experiências acadêmicas ainda no ensino médio

A possibilidade de ter acesso a conhecimento científico acerca de determinado tema costuma ser associada à graduação e ao seu aprofundamento, a pós-graduação. Pouco conhecida, a pré-iniciação científica permite que estudantes do ensino médio e fundamental tenham a oportunidade de experimentar o fazer acadêmico antes mesmo de ingressar em um curso superior – e são muitos os benefícios associados a essa prática.

A conclusão é de um grupo de pesquisadores norte-americanos. Em artigo publicado em abril na PLOS Computational Biology, eles discutem como universidades e centros de pesquisa podem oferecer uma experiência científica significativa para alunos do ensino médio e como essa atividade contribui para o desenvolvimento da carreira dos jovens e para a imagem das instituições que nela investem.

Leia na íntegra: Revista Pesquisa Fapesp