Notícia

Secretaria da Cultura (SP)

Fazendas Paulistas: Patrimônio Cultural Rural

Publicado em 15 março 2013

As antigas fazendas paulistas constituem hoje um patrimônio de inestimável valor, dispondo de informações que retratam o desenvolvimento e história do Brasil. São como cenários, que demonstram importantes aspectos do século XIX, época em que o café era o protagonista da economia do País. Parte dessas valiosas fazendas, algumas também do século XVIII, estarão expostas na nova exposição temporária do Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, "Fazendas Paulistas: Patrimônio Cultural Rural". A mostra será inaugurada no dia 15 de março, às 18h30, e relata por meio de fotografias, textos e objetos, o passado e o presente de dezesseis fazendas históricas do interior de São Paulo.

A arquitetura, decoração, os espaços de produção e transformação do café, e a maneira de vida das famílias proprietárias e dos trabalhadores, compõem diferentes formas de leitura sobre a história do café, do Estado e do País. A exposição conta com 16 painéis com imagens de fazendas paulistas, distribuídas em regiões do Estado que abrangem as cidades de Queluz, São José do Barreiro, Lorena, Itu, Limeira, Cajuru, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, Descalvado, Pinhal, São Carlos, Dourado e Jaú. Além das imagens e textos, um dos objetos de destaque da mostra é o arado de aiveca, do início do século XX, instrumento que funcionava por tração animal, utilizado para arar a terra antes da plantação.

As imagens registradas pelo fotógrafo Haroldo Palo Jr. e os textos da Prof.ª Dr.ª Maria Ângela Bortolucci, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, são resultado de um projeto de políticas públicas sobre fazendas históricas do Estado de São Paulo, financiado pela FAPESP no período 2008 a 2012. Segundo o coordenador geral do projeto e assessor de pesquisa do Centro de Memória da Unicamp (CMU), professor Marcos Tognon, as fotografias reunidas oferecem uma noção do trabalho realizado em campo por pesquisadores da Unicamp, USP e UFSCar.

A exposição fica em cartaz de 15 de março a 18 de abril. O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br

Exposição "Fazendas Paulistas: Patrimônio Cultural Rural"

Data de inauguração: 15 de março

Horário: 18h30

Local: Museu do Café

Endereço: Rua XV de Novembro, 95

Fonte: Assessoria de imprensa do Museu do Café

Data: 15/03/2013